Notícias

12/02/2014

Cartórios de SC passam a fornecer certidões eletrônicas de registro civil

A partir desta quarta-feira (12) os cartórios de Santa Catarina passam a integrar o Portal de Serviços Eletrônicos do Registro Civil. Com isso, os moradores do estado podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito em qualquer cartório do estado, mesmo que seus registros estejam em cartórios de municípios diferentes da atual residência. Além disso, também podem solicitar certidões dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Acre no cartório mais próximo de sua residência.

A iniciativa de interligação eletrônica entre os cartórios de Registro Civil destes estados diminuirá os custos do cidadão, que não terá mais que contratar despachantes, serviços terceirizados ou mesmo se deslocar ao estado de origem para obter o documento.

Todo o projeto se desenvolve em plataforma totalmente online, com segurança lastreada por meio de certificação digital em todos os seus procedimentos e prevê ainda para os próximos meses a disponibilização eletrônica de certidões em formato totalmente eletrônico. Além da transmissão eletrônica de certidões, o sistema permite a centralização dos dados de nascimentos, casamentos e óbitos, a troca de comunicações eletrônicas entre os cartórios e a realização de registros online em maternidades, contribuindo para a redução do sub-registro no Brasil. 


•  Veja outras notícias