Notícias

28/01/2014

Dia do Casamento é marcado por alta de matrimônios

Nesta sexta, 24 de janeiro, foi comemorado o Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil, tão relevante do que dizer o "sim" no altar. Promulgado por Marechal Deodoro da Fonseca em 1890, o casamento assinado pelo registro é um documento legal, que deve ser apresentado diante de algumas situações, como entrevistas de emprego e vistos para sair do País. No ABC, a média de casamentos semanais é alta, como em Santo André, que já registrou mais de 110 matrimônios desde o início do ano.

Marco Antônio Greco, escrevente do Cartório de Registro Civil, localizado no centro da cidade, explica que o número de casamentos aumentou em comparação ao ano passado, com uma média de 15 uniões semanais a mais. "Muita gente prefere se casar em janeiro, para começar o início do ano bem", diz. 

A cota de "sim" também é grande em São Bernardo, que realizou mais de 360 casamentos só neste mês. Segundo Camila Xisto de Brito, oficial do 1° Subdistrito, a cidade tem uma média de 90 matrimônios por semana, e nem sempre os casais vão à Igreja para realizar o casamento tradicional. "Muita gente, em média uns 30 casais, preferem só casar no registro. Fica mais em conta para quem não pode arcar com aquele casamento tradicional", explica.

Camila também diz que o cartório já passou por muitas histórias engraçadas de matrimônio, entre elas a de um homem que quis brincar na hora da cerimônia e acabou recusando o pedido de casamento. "Quando essas coisas acontecem, dá o maior trabalho. Quando um dos cônjuges diz não, o casamento só pode continuar no dia seguinte, em outro cartório. Lembro que a noiva ficou uma fera" diz Camila. 

Já Ribeirão Pires ficou atrás no número de matrimônios, registrando apenas uma média de 20 casamentos por semana. A escrevente do cartório da cidade, Marta Rodrigues, disse que esse ano o número de casamentos caiu, quando comparado com o ano passado. "Em 2013 nós tínhamos uma média de 25 casamentos por semana e tivemos uma baixa no número agora em janeiro. Acho que muita gente está com medo de compromisso", brinca Marta. São Caetano também ficou atrás comparado com outras regiões da cidade, com uma média de apenas 15 casamentos semanais.


•  Veja outras notícias