Notícias

10/12/2013

Recivil realiza projetos sociais na capital e no interior do estado

Belo Horizonte (MG) - O Recivil realizou diversos projetos sociais nos meses de outubro e novembro. Além dos convênios já firmados, como o programa Travessia e Renda 2013 e o projeto de documentação de presos, o departamento fechou novas parcerias e realizou projetos na região metropolitana e no interior do estado.  

A equipe do Recivil esteve na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, com o programa Super no Seu Bairro. O objetivo do projeto, de acordo com a organizadora, Bárbara Ribeiro, é atender regiões carentes e de vulnerabilidade social da grande BH.  

Durante o evento diversos serviços foram oferecidos gratuitamente à população, como pedidos de segunda via de certidão, assistência jurídica, atenção à saúde, cadastro de emprego e corte de cabelo. O projeto tem o apoio do jornal Super e do Governo do Estado de Minas Gerais.  

O projeto social do Recivil também visitou a cidade de João Monlevade para participar da 25ª edição do Programa Cidadão Legal, que acontece duas vezes ao ano. A iniciativa é da Câmara Municipal, e conta com apoio de diversos parceiros. Durante todo o dia a população se beneficiou com a oferta gratuita de diversos serviços, como a emissão de CPF, cartão cidadão, vacinação, oficina de grafite e pintura em pano de prato, entre outras oficinas. 

A equipe do Recivil também realizou a 8ª etapa do projeto Travessia e Renda 2013. Os municípios atendidos formam Oratórios, Barra Longa, Jequeri, Guaraciaba e Diogo Vasconcelos. As prefeituras das cidades atendidas disponibilizaram ônibus para realizar o transporte dos moradores da zona rural. 

Já o projeto Documentação nas Unidades Prisionais realizou mutirões tanto na região metropolitana, como no interior do estado. O diretor da unidade de Presidente Olegário, Gilton Eduardo da Silva Nunes, enalteceu a existência da certidão dos presos para que eles consigam ter acesso aos demais documentos, além do cartão saúde. 

Na Penitenciária de Patrocínio, a diretora de atendimento, Carla Adriana Nunes Caetano, exaltou a importância da certidão para o processo de cidadania do preso, uma vez que, ela dá acesso aos demais documentos. Na própria unidade prisional, o detento, Neliton de Assis Correa, assistiu na TV a propaganda do programa Pai presente em 2012, e desde então vem tentando fazer o reconhecimento de paternidade dos seus dois filhos. “O meu filho mais velho sempre pede o meu nome na sua certidão, já que sofre discriminação na escola, por ser registrado apenas no nome da mãe. E para mim, ter o nome o meu nome na certidão dos meus filhos é a realização de um sonho”, relatou na ocasião.  

Em novembro, mais de dois mil atendimentos foram realizados pela equipe do Recivil. A equipe visitou as unidades prisionais de Unaí, Coromandel, Presidente Olegário, Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Bicas, Betim, Ribeirão das Neves, Barão de Cocais, Nova Serrana, João Monlevade e Belo Horizonte.


•  Veja outras notícias