Notícias

17/04/2013

Clipping - Uma certidão do orgulho

Primeiro casal homossexual de Belo Horizonte a conseguir autorização na Justiça para se casar no civil, o consultor de negócios Carlos Eduardo Chediack de Oliveira, de 31 anos, e o analista de TI Jorge Chediack de Oliveira Miguel, de 30, buscaram ontem a certidão, já com os sobrenomes modificados. Eles escolheram o dia 16 de abril com cuidado, de forma a coincidir com o dia do início do namoro, quando os dois se conheceram, há exatos sete anos e quatro meses. 

 
Com seriedade, os dois revelam ter seguido o caminho tradicional de um relacionamento até tomar a decisão de se casarem no papel. Passaram pelas fases do namoro, noivado e casamento com comunhão total de bens. Ambos reprovam a postura da cantora Daniela Mercury, que assumiu recentemente a união com a jornalista Malu Verçosa. “Sou contra a Dani ter assumido a homossexualidade, a relação e o casamento com outra mulher com menos de seis meses. Seria contra também se fosse com outro homem. Seis meses é pouco tempo para conhecer uma pessoa, sua família e construir uma história com ela”, diz Eduardo. Jorge é da mesma opinião, apesar de mais contido: “Achei precipitado da parte dela”.
 
Apesar de significar a realização de um sonho, o casal foi impedido de tirar fotos para registrar o momento, como fazem os noivos heterossexuais ao oficializarem a união no civil. Nem mesmo a imprensa foi autorizada a fazê-las no interior do cartório do 2º Subdistrito de Registro Civil, na Rua Guarani, 251, na Região Central da cidade, o que frustrou os dois.
 
O primeiro casamento homossexual com registro civil em Minas foi realizado em março de 2012 em Manhuaçu, na Zona da Mata. Wanderson Carlos de Moura, de 34 anos, e Rodrigo Diniz Rebonato, de 18, foram autorizados pela Justiça local a oficializar a união. O ato abriu caminho para que outros relacionamentos fossem formalizados no estado. Em 22 de janeiro passado, o primeiro casal homossexual de BH a retirar a certidão de casamento no cartório é formado pelo técnico em informática Sérgio Rodrigues Lages dos Reis, de 21 anos, e Gregory Rodrigues Lages dos Reis, 21, pastor da Igreja Inclusiva Manancial Missionária.
 
 
 
Fonte: Jornal Estado de Minas

•  Veja outras notícias