Notícias

21/02/2020

Clipping – Diário do Aço – 250 mil certidões de nascimento já foram emitidas nas maternidades

Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da Certidão de Nascimento ocorre no próprio hospital em no máximo 15 minutos

As Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento (UIs) emitiram 250.160 mil certidões de nascimento. O resultado foi alcançado nesta quinta-feira (20), informou o Governo do Estado de Minas Gerais.

As UIs têm facilitado a vida dos pais, que já saem das maternidades com o documento dos filhos em mãos. Criado em 2013, o programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), conta hoje com 66 unidades instaladas em 44 municípios.

Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da Certidão de Nascimento ocorre no próprio hospital em no máximo 15 minutos, sem a necessidade de os pais gastarem tempo e dinheiro para registrar as crianças.

Desde 2016, o serviço das UIs incorporou também a emissão do Cadastro de Pessoa Fisica (CPF), com o número já impresso na Certidão de Nascimento, facilitando ainda mais o processo.

A iniciativa é uma parceria da Sedese com a Secretaria Nacional de Proteção Global, a Corregedoria de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual, os cartórios e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).

Fonte: Diário do Aço


•  Veja outras notícias