Notícias

26/09/2013

I Seminário de Registro de Imóveis de Minas Gerais

Promovido pela Serjus/Anoreg-MG e pelo Instituto de Direito Notarial e Registral (IDNR), o I Seminário de Registro de Imóveis de Minas Gerais debateu temas em voga sobre o registro imobiliário. O evento contou com o apoio o apoio institucional do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MG e foi realizado na sede da OAB/MG no dia 13 deste mês. 

A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da Serjus/Anoreg-MG, Roberto Andrade, que listou os temas que seriam abordados no evento, entre eles: regularização fundiária, registro eletrônico, alienação fiduciária e imóveis rurais. 

Na primeira etapa do Seminário, o tema “Registro de Imóveis como Instrumento de Regularização Fundiária” foi abordado pelo registrador de imóveis em Belo Horizonte e membro nato do Conselho Deliberativo do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos. Na sequência, o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e diretor de Tecnologia do IRIB, Flauzilino Araújo, falou sobre “Registro Eletrônico nos Registros imobiliários”. 

Na parte da tarde, foram proferidas duas conferências: “A Portabilidade dos Financiamentos Imobiliários e Aspectos Registrais da Alienação Fiduciária”, com o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MG, Gilberto Netto Jr., e “Imóveis Rurais – Reserva Legal e Georreferenciamento na atualidade”, com o registrador de imóveis em Porto Alegre e vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva. 


•  Veja outras notícias