Serventias mineiras lideraram o ranking com mais reconhecimento na premiação que avalia a qualidade dos cartórios; outros prêmios também destacaram o Estado
A Associação do Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), representada pelo presidente Ari Álvares Pires Neto, celebra a participação histórica e grande destaque das serventias mineiras no XXV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (Congresso ANOREG/BR) e na VIII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART). Realizado entre os dias 25 e 27 de novembro em Brasília, o evento reuniu notários, registradores e autoridades para debater o futuro da atividade sob o tema “Prerrogativas Extrajudiciais: instrumentos para entrega de segurança jurídica”.
Os cartórios mineiros foram protagonistas em diversas premiações, reforçando o compromisso da classe com a inovação, a qualidade, a inclusão e a sustentabilidade.
Inclusão e responsabilidade social em pauta
Minas Gerais também foi destaque em premiações que reconhecem o compromisso social dos cartórios. No “Selo Cartório Mulher”, que homenageia serventias que promovem a igualdade de gênero e o protagonismo feminino, oito cartórios do Estado foram certificados.
São eles: o Cartório do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte/MG - Walquíria Mara Graciano Machado Rabelo, o Cartório do 2º Ofício de Notas de Montes Claros - Vivianne Romanholo Barbosa de Castro Rosado, a Serventia Extrajudicial do 1º Ofício de Santa Luzia - Thiago Mendonça Esteves, o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros - Daniele Alves Rizzo, o Ofício de Registro Civil e Notas - Cartório José Raydan - Fernanda de Almeida Abud Castro, o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte - Fernando Pereira do Nascimento, o Cartório 2° Ofício de Notas de Belo Horizonte - Joao Carlos Nunes Júnior e o 1º Tabelionato de Notas de Buritis - Maria Cristina de Oliveira Silva.
No “Selo Cartório Sem Preconceito”, sete serventias mineiras foram aplaudidas por suas práticas inclusivas e de respeito à diversidade. Conheça quais são: o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros - Daniele Alves Rizzo, o Ofício de Registro Civil e Notas - Cartório José Raydan - Fernanda de Almeida Abud Castro, o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte - Fernando Pereira do Nascimento, o Cartório de Imóveis da Comarca de Pouso Alegre - Lívia de Almeida Carvalho, a Serventia Extrajudicial do 1º Ofício De Santa Luzia - Thiago Mendonça Esteves, o Cartório 2º Ofício de Notas de Montes Claros - Vivianne Romanholo Barbosa de Castro Rosado, e o Cartório do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte - Walquíria Mara Graciano Machado Rabelo.
Sustentabilidade e ambiente de trabalho
O Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem/MG foi um dos grandes destaques na IX edição do Prêmio Rares-NR, que reconhece iniciativas de sustentabilidade. O projeto "Cartório Verde" foi premiado por suas práticas contínuas de impacto ambiental positivo.
Na certificação “Melhores Cartórios para Trabalhar”, uma parceria da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) com o Great Place to Work (GPTW), cinco cartórios mineiros foram reconhecidos por sua excelência em gestão de pessoas. Entre eles estão o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte e o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros, além do Cartório do 1º Ofício de Santa Luiza Registro de Imóveis e Tabelionato de Protesto, o Cartório do 2º Ofício de Notas de Montes Claros e o Cartório de Registro de Imóveis de Taiobeiras.
Sinoreg/MG entre os melhores do Brasil
Coroando a participação mineira, o Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG) conquistou o quinto lugar no V Prêmio Nacional Sindicato Destaque, um reconhecimento à sua atuação estratégica e ao fortalecimento da classe notarial e registral no estado.
Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) 2025: um recorde para Minas Gerais
O momento mais aguardado do congresso, a cerimônia do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), celebrou as serventias que atingem os mais altos padrões de gestão e atendimento. Minas Gerais brilhou intensamente, alcançando um dado histórico com 35 serventias premiadas, o que consolidou o estado como uma referência de excelência no serviço extrajudicial brasileiro.
O PQTA audita critérios rigorosos como gestão operacional, segurança de dados, inovação e gestão socioambiental.
Destaques de Minas Gerais no PQTA 2025:
Categoria Prata:
Categoria Diamante:
Categoria Rubi Master:
Categoria Rubi Evolução:
A forte presença e os múltiplos prêmios conquistados por Minas Gerais no congresso nacional demonstram a força, a união e a vanguarda dos cartórios mineiros, que não apenas garantem a segurança jurídica, mas também lideram pelo exemplo em gestão, responsabilidade social e inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG