Cerca
de 60 servidores de prefeituras de Minas Gerais participarão do curso de
treinamento para emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR),
promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
em Minas Gerais. O evento ocorre desta terça-feira (15) até sexta-feira
(18), na sede da superintendência regional da autarquia no estado, em Belo
Horizonte.
Com a capacitação as prefeituras passam a emitir o CCIR diretamente no
município, facilitando o atendimento aos proprietários rurais. Nas aulas
ministradas por servidores do Incra/MG serão realizadas oficinas de
preenchimento, análise e processamento de declarações de minifúndios e
pequenas propriedades, consultas ao SNCR e emissão do CCIR. Os participantes
também receberão noções sobre legislação agrária e sobre as atribuições do
setor de Cadastro Rural do Incra.
O CCIR é um documento indispensável a diversas transações imobiliárias,
incluindo transmissão por venda, desmembramento, herança e até
financiamentos bancários. “Quando as prefeituras passam a oferecer o
serviço, constituindo Unidades Municipais de Cadastro (UMC), os
proprietários não precisam mais se deslocar até o Incra em Belo Horizonte
para obter documentos como o CCIR e a certidão para fins de aposentadoria”,
explica o gestor do Sistema no estado, Márcio Ferreira da Costa.
Unidades Municipais de Cadastro
As UMCs são setores constituídos nas prefeituras que têm a responsabilidade
de receber os documentos necessários ao cadastramento de imóveis rurais. Em
virtude de um termo de cooperação técnica assinado entre o Incra e as
prefeituras, os responsáveis por estes setores são regularmente treinados e
reciclados para unificar procedimentos e oferecer um atendimento de
qualidade aos proprietários rurais e demais cidadãos.
Atualmente, existem 377 Unidades Municipais de Cadastro (UMC) em Minas
Gerais aptas a receber documentos para emissão do CCIR. Dessas, 108 são
prefeituras também estão aptas a emitir o documento, sendo que 88 delas
podem ainda realizar a atualização cadastral de minifúndios e pequenas
propriedades (até 4 módulos fiscais), emitindo a segunda via do CCIR.
Para que uma UMC seja instalada, a prefeitura deve comunicar a demanda ao
Incra/MG e formalizar o acordo através de um termo de cooperação, que prevê
que o Instituto capacitará o servidor indicado para ser responsável pela UMC.
As prefeituras interessadas em participar deste e outros eventos de
capacitação em Cadastro Rural ou firmar convênios para UMC deverão entrar em
contato pelo telefone (31) 3281-8718 ou pelo e-mail
comunicacao@bhe.incra.gov.br
|