Maternidade do HUB ganha cartório para registrar bebê 


Desde o dia 18 de julho, mais bebês no DF têm a oportunidade de serem registrados e se tornarem cidadãos com mais agilidade. É que foi inaugurado no Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB) um posto avançado de registro civil, que oferece gratuitamente aos pais a certidão de nascimento. Esse é o sexto cartório instalado nos hospitais públicos do DF, e faz parte do projeto Maternidade Cidadã, da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg). 

De acordo com o diretor do HUB, Cláudio Bernardo, o projeto visa evitar o sub-registro de crianças e o desconhecimento do poder público em relação ao nascimento de um cidadão, além de inibir irregularidades em registros. Segundo Cláudio, no HUB nascem cerca de 150 bebês por mês. 

O presidente da Anoreg, Luiz Gustavo Leão, acredita que o serviço pode evitar a adoção oficiosa – quando não é feita pelos meios legais, mediante registro falso de pai e mãe – e ainda, incentivar pais que não tenham registrado seus filhos. "O posto não está limitado a só registrar bebês nascidos no hospital", afirma. 

Eduardo Pinheiro, de dois dias, foi um dos primeiros bebês a ter o seu nome registrado no posto. Sua mãe, Gizelda Pinheiro da Silva, 22 anos, ficou orgulhosa por seu filho já se tornar um cidadão. "Isso é cidadania para os recém-nascidos", diz. O cartório do HUB funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. 


Fonte: Jornal de Brasília