O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg,
por meio de sua Diretoria de Previdência, iniciou com sucesso novo
procedimento de concessão de pensão minutos após o protocolo do requerimento
no balcão de atendimento na
Sede do Instituto.
Com o novo procedimento os beneficiários do Instituto passam a obter
resposta imediata aos requerimentos de pensão. Segundo o Diretor de
Previdência, Marcus Vinicius de Souza, “em apenas alguns minutos após a
apresentação da documentação necessária em nosso balcão de atendimento,
informamos aos requerentes se há o direito à pensão, o valor do benefício,
bem como o dia em que o crédito será feito na conta corrente”. O mesmo
procedimento também é utilizado para prontamente dar resposta aos pedidos de
pecúlio e seguro.
Fruto de uma reestruturação dos processos da Diretoria de Previdência do
Ipsemg iniciada há aproximadamente dois anos, que tinha como principais
objetivos a diminuição no tempo de atendimento às demandas dos pensionistas
e a eliminação do estoque de processos existentes à época, o tempo concessão
de pensão que era superior a 25 dias úteis foi reduzido para cinco dias
úteis, em média, no final de 2008. No caso de atualização de valores de
benefício foram eliminados milhares de processos em estoque e o tempo de
resposta foi reduzido de 102 dias úteis (aproximadamente 5 meses corridos)
que eram gastos ao final de 2006 para menos de sete dias úteis, em média.
Além disso, para os benefícios posteriores a 2003, a correção dos benefícios
passou a ser automática.
O desafio é tornar imediata a concessão de pensão, ou seja, no momento da
apresentação do requerimento de pensão no balcão de atendimento do Ipsemg o
solicitante prontamente receber a informação quanto à existência ou não do
direito ao benefício.
Inicialmente, a "concessão em tempo real" limita-se aos beneficiários de
pensão qualificados como filhos menores ou cônjuges que se dispõem, pelo
telefone ou pela internet, a agendar atendimento com hora marcada na Sede do
Instituto, que é realizado, em média, cinco dias úteis depois. Embora ainda
restrita a atendimentos realizados na Sede do Instituto, na etapa seguinte
do projeto, a novidade também beneficiará segurados residentes no interior
do Estado.
Ainda com um tempo total de atendimento acima do desejado, superior a 30
minutos nos primeiros casos atendidos na nova sistemática, contra a meta de
atender em no máximo 20 minutos, o Diretor comemora o fato de já ter se
tornado realidade a nova rotina e do Instituto ter concedido o primeiro
benefício previdenciário que se tem notícia na história da previdência
estadual mineira em fração de hora.
A novidade representa, conclui o Diretor de Previdência, mais um importante
passo no sentido de consolidação de uma política que possui como foco a
qualidade de atendimento e o absoluto respeito aos pensionistas do Ipsemg.
Mais informações e agendamento de atendimento pelos telefones: 31
3237-2679/2954, envie e-mail para
diprevresponde@ipsemg.mg.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido
contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder
visualizar o endereço de email .
|