Pensão: Resposta do IPSEMG sobre benefício é imediata

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg, por meio de sua Diretoria de Previdência, iniciou com sucesso novo procedimento de concessão de pensão minutos após o protocolo do requerimento no balcão de atendimento na Sede do Instituto.

Com o novo procedimento os beneficiários do Instituto passam a obter resposta imediata aos requerimentos de pensão. Segundo o Diretor de Previdência, Marcus Vinicius de Souza, “em apenas alguns minutos após a apresentação da documentação necessária em nosso balcão de atendimento, informamos aos requerentes se há o direito à pensão, o valor do benefício, bem como o dia em que o crédito será feito na conta corrente”. O mesmo procedimento também é utilizado para prontamente dar resposta aos pedidos de pecúlio e seguro.

Fruto de uma reestruturação dos processos da Diretoria de Previdência do Ipsemg iniciada há aproximadamente dois anos, que tinha como principais objetivos a diminuição no tempo de atendimento às demandas dos pensionistas e a eliminação do estoque de processos existentes à época, o tempo concessão de pensão que era superior a 25 dias úteis foi reduzido para cinco dias úteis, em média, no final de 2008. No caso de atualização de valores de benefício foram eliminados milhares de processos em estoque e o tempo de resposta foi reduzido de 102 dias úteis (aproximadamente 5 meses corridos) que eram gastos ao final de 2006 para menos de sete dias úteis, em média. Além disso, para os benefícios posteriores a 2003, a correção dos benefícios passou a ser automática.

O desafio é tornar imediata a concessão de pensão, ou seja, no momento da apresentação do requerimento de pensão no balcão de atendimento do Ipsemg o solicitante prontamente receber a informação quanto à existência ou não do direito ao benefício.

Inicialmente, a "concessão em tempo real" limita-se aos beneficiários de pensão qualificados como filhos menores ou cônjuges que se dispõem, pelo telefone ou pela internet, a agendar atendimento com hora marcada na Sede do Instituto, que é realizado, em média, cinco dias úteis depois. Embora ainda restrita a atendimentos realizados na Sede do Instituto, na etapa seguinte do projeto, a novidade também beneficiará segurados residentes no interior do Estado.

Ainda com um tempo total de atendimento acima do desejado, superior a 30 minutos nos primeiros casos atendidos na nova sistemática, contra a meta de atender em no máximo 20 minutos, o Diretor comemora o fato de já ter se tornado realidade a nova rotina e do Instituto ter concedido o primeiro benefício previdenciário que se tem notícia na história da previdência estadual mineira em fração de hora.

A novidade representa, conclui o Diretor de Previdência, mais um importante passo no sentido de consolidação de uma política que possui como foco a qualidade de atendimento e o absoluto respeito aos pensionistas do Ipsemg.

Mais informações e agendamento de atendimento pelos telefones: 31 3237-2679/2954, envie e-mail para diprevresponde@ipsemg.mg.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .


Fonte: Site do IPSEMG - 14/07/2009.

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