Correios passam a emitir certificados digitais

A partir de junho, será possível garantir uma assinatura digital nas operações realizadas pela internet 
Os Correios receberam autorização do Comitê Executivo do Governo Eletrônico (e-Gov) para emitir certificado digital, uma espécie de identidade digital que garante legitimidade e segurança às operações realizadas pela internet. O serviço deverá ser oferecido em junho, inicialmente nos 72 municípios onde há maior densidade de internautas no país. Por enquanto, serão oferecidos oito tipos de certificado digital, garantindo assinatura digital e sigilo para os níveis pessoal, corporativo, bancário e de comércio eletrônico. 
O certificado digital é um documento eletrônico, chancelado digitalmente por uma Autoridade Certificadora (no caso, os Correios), que associa uma pessoa a um par de chaves criptográficas. Isso significa que qualquer transação pela Internet ganha legitimidade (inclusive jurídica) e garante segurança às partes envolvidas, segundo o anúncio feito pelo ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e pelo presidente dos Correios, Hassan Gebrim. 
Segundo o ministro, os Correios são responsáveis pela distribuição de aproximadamente 70% do que é comercializado pela internet no Brasil. E a meta dos Correios é emitir cerca de 300 mil certificados este ano a pessoas físicas e empresas. De acordo com Hassan Gebrim, o serviço será ampliado para mil agências nos próximos três anos. 
Os Correios lançam hoje o edital de licitação para escolha da empresa que irá montar a infra-estrutura e operar a certificadora da ECT.


Fonte: Site da ANOREG-BR - 18/01/2002