O Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis
de Belo Horizonte foi agraciado no inicio de novembro com a medalha de ouro
na Edição 2009 do Prêmio de Qualidade Total (PQTA) da Associação dos
Notários e Registradores do Brasil. O Cartório é o primeiro a ser premiado
em Minas pelo Programa de Qualidade da Associação dos Notários e
Registradores - ANOREG-BR.
O Prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por notários e
registradores para o aumento da eficiência dos processos internos, assim
como o aprimoramento de produtos gerados e serviços prestados à sociedade.
Em janeiro de 2008, o Governo de Minas, por meio do Projeto Estruturador
Descomplicar, iniciou um trabalho de mobilização dos Cartórios de Registro
de Imóveis de Belo Horizonte, incentivando-os a rever seus processos,
informatizar suas serventias e orientar suas atividades para o foco no
cliente.
Isso porque, segundo resultado do "Doing Business 2006", relatório do Banco
Mundial que compara o ambiente de negócios de 178 países no mundo, Minas
Gerais apresentava um prazo de 58 dias para o empreendedor concluir o
processo de Registro de Imóveis, em média. Desses, 35 dias eram gastos
apenas com os procedimentos de Cartório. Esse prazo deixava Minas na sétima
colocação no ranking nacional, atrás de estados como São Paulo e Amazonas.
1º Ofício de Registro de Imóveis
Em fevereiro de 2008, Dr. Fernando Pereira do Nascimento assumiu como
Oficial o 1 Ofício de Registro de Imóveis por meio de Concurso de Provas e
Títulos realizado pelo TJMG. Ele entendia a importância de melhorar a
prestação de serviços de registro de imóveis para seus clientes e
identificou que seus objetivos estavam alinhados com aqueles propostos pelo
PE Descomplicar.
Com o auxílio de empresa de consultoria, o Cartório implantou uma série de
reformas que passaram desde o ambiente físico de atendimento até a mudança
de cultura e comportamento dos funcionários da Serventia.
Houve então investimento pesado em gestão de processos, pessoas e
financeira, informatização, melhoria do ambiente de atendimento e de
trabalho. O foco passou a ser a satisfação de seus clientes.
O resultado do trabalho foi a redução do prazo para o registro de
propriedade de 30 dias, em fevereiro de 2008, para os atuais 8 dias, em
média. Além disso, o serviço de emissão de certidões, um dos mais
demandados, caiu de 5 dias úteis para 1 dia útil no mesmo período,
comprovando que o investimento em gestão e qualidade trouxe resultados
relevantes para o Cartório e, sobretudo, para a sociedade.
Para garantir a perenidade do processo, o Cartório criou ainda um completo
modelo de gestão operacional e financeira, com indicadores e metas bem
definidos para toda a equipe, além de pagamento de prêmios de produtividade
e capacitação constante de seus funcionários.
O próximo desafio do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo
Horizonte é a obtenção da certificação ISO 9002 e do Prêmio Mineiro de
Qualidade (PMQ).
PQTA
O PQTA tem como objetivo mobilizar todos os serviços notariais e registrais
através da conscientização e motivação dos notários e registradores de cada
estado, funcionários e usuários, no sentido de proporcionar mais benefícios
à sociedade brasileira com o aumento da qualidade dos serviços prestados.
As auditorias ocorreram nos meses de agosto, setembro e outubro de 2009,
quando foram avaliados os seguintes critérios: Liderança, Planejamento
Estratégico e Gestão de Resultados, Foco no Cliente, Foco na Equipe de
Profissionais, Gestão do Processo de Prestação dos Serviços e
Desenvolvimento Sustentável.
Descomplicar
O Descomplicar é um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo de Minas, cujo
objetivo é facilitar as relações do Estado com as empresas, com os cidadãos
e com o próprio Estado por meio da simplificação de processos, buscando a
construção de um ambiente institucional adequado ao desenvolvimento da
cidadania, dos negócios e dos investimentos privados.
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