Com o compromisso de melhorar o atendimento dos serviços, o que inclui, por
exemplo, investimentos em novas instalações e a elaboração de uma cartilha
explicativa à população sobre suas atribuições, oficiais dos dois cartórios
de registros de imóveis de Uberaba, em atendimento a convite formulado pelo
G9, participaram de reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
na noite de terça-feira (28), oportunidade em que responderam a uma série de
questionamentos formulados pelo representante do Instituto de Engenharia e
Arquitetura do Triângulo Mineiro, Lázaro Elveci Oliveira.
Na opinião do G9, o encontro, que durou quase duas horas, foi de extrema
relevância. "Transcorreu no mais absoluto respeito. Os dois cartórios
entenderam a necessidade de se comunicarem melhor com a população. Isso
inclui a elaboração de uma cartilha elucidativa para que seja distribuída à
população e com uma boa estratégia de comunicação. O cidadão vai saber quais
são suas responsabilidades e seus direitos e, também, dos cartórios. Todos
foram para o mesmo sentido, isto é, de prover dos melhores serviços na rota
do desenvolvimento que Uberaba precisa", avaliou o porta-voz do G9, Horácio
Forte.
Divisão da cidade - Ficou claro, de acordo com ele, o ponto relativo
à divisão da cidade aos dois cartórios. Está pautada, inclusive, em cima de
leis federais. "Isso ficou devidamente esclarecido. A gente espera é que,
com esse compromisso de ajuste de conduta que eles fizeram com a sociedade
civil organizada, representada por nós, do G9, essa cartilha elucidativa vai
ser de extrema importância para que a população saiba quais os seus direitos
e seus deveres, e que também fique explicitado, de uma vez por todas, as
responsabilidades que os cartórios têm para com a nossa população", observou
Horácio. Vale assinalar que a cidade de São Paulo conta com 30 cartórios de
registros de imóveis. E cidades como Ribeirão Preto e Uberlândia, a exemplo
de Uberaba, apenas dois, informaram os representantes dos cartórios.
Expediente - O G9 também terá atendido outro pleito formulado. É o
relativo ao horário de funcionamento dos cartórios. Por exemplo, hoje, para
se pegar uma nota de devolução, especificamente do 1º Ofício, o horário é
das 16h às 17h. Ao final do encontro, os oficiais cartorários se
compromissaram a alterar para o período das 14h às 17h, ininterruptamente.
"Então, isso também é um avanço extremamente importante dessa reunião",
avaliou.
Cartilha - Para Afonso Roberto de Sousa Teixeira, do Cartório do 2º
Ofício de Registros de Imóveis, a sugestão do G9, referente à cartilha, será
de grande valia para a sociedade como um todo. "O material propiciará a
divulgação dos serviços que são prestados pelos cartórios", diz ele, ao
acrescentar que a medida provocará um melhor atendimento. "As pessoas terão
um conhecimento melhor e saberão como apresentar seus documentos", disse
ele, que se fazia acompanhar dos oficiais Affonso Renato Santos Teixeira e
Luís Eduardo de Sousa Teixeira.
|