Clipping - Cartilha estabelece comunicação entre cartórios

Com o compromisso de melhorar o atendimento dos serviços, o que inclui, por exemplo, investimentos em novas instalações e a elaboração de uma cartilha explicativa à população sobre suas atribuições, oficiais dos dois cartórios de registros de imóveis de Uberaba, em atendimento a convite formulado pelo G9, participaram de reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na noite de terça-feira (28), oportunidade em que responderam a uma série de questionamentos formulados pelo representante do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, Lázaro Elveci Oliveira.

Na opinião do G9, o encontro, que durou quase duas horas, foi de extrema relevância. "Transcorreu no mais absoluto respeito. Os dois cartórios entenderam a necessidade de se comunicarem melhor com a população. Isso inclui a elaboração de uma cartilha elucidativa para que seja distribuída à população e com uma boa estratégia de comunicação. O cidadão vai saber quais são suas responsabilidades e seus direitos e, também, dos cartórios. Todos foram para o mesmo sentido, isto é, de prover dos melhores serviços na rota do desenvolvimento que Uberaba precisa", avaliou o porta-voz do G9, Horácio Forte.

Divisão da cidade - Ficou claro, de acordo com ele, o ponto relativo à divisão da cidade aos dois cartórios. Está pautada, inclusive, em cima de leis federais. "Isso ficou devidamente esclarecido. A gente espera é que, com esse compromisso de ajuste de conduta que eles fizeram com a sociedade civil organizada, representada por nós, do G9, essa cartilha elucidativa vai ser de extrema importância para que a população saiba quais os seus direitos e seus deveres, e que também fique explicitado, de uma vez por todas, as responsabilidades que os cartórios têm para com a nossa população", observou Horácio. Vale assinalar que a cidade de São Paulo conta com 30 cartórios de registros de imóveis. E cidades como Ribeirão Preto e Uberlândia, a exemplo de Uberaba, apenas dois, informaram os representantes dos cartórios.

Expediente - O G9 também terá atendido outro pleito formulado. É o relativo ao horário de funcionamento dos cartórios. Por exemplo, hoje, para se pegar uma nota de devolução, especificamente do 1º Ofício, o horário é das 16h às 17h. Ao final do encontro, os oficiais cartorários se compromissaram a alterar para o período das 14h às 17h, ininterruptamente. "Então, isso também é um avanço extremamente importante dessa reunião", avaliou.

Cartilha - Para Afonso Roberto de Sousa Teixeira, do Cartório do 2º Ofício de Registros de Imóveis, a sugestão do G9, referente à cartilha, será de grande valia para a sociedade como um todo. "O material propiciará a divulgação dos serviços que são prestados pelos cartórios", diz ele, ao acrescentar que a medida provocará um melhor atendimento. "As pessoas terão um conhecimento melhor e saberão como apresentar seus documentos", disse ele, que se fazia acompanhar dos oficiais Affonso Renato Santos Teixeira e Luís Eduardo de Sousa Teixeira.


Fonte: Jornal de Uberaba - Caderno A - Cidade - 30/07/2009.

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