A partir da próxima segunda-feira (20/2) 185 cartórios extrajudiciais de
Mato Grosso passarão a utilizar o Selo Digital para os chamados atos de
balcão. Abertura e reconhecimento de firma, certidões, fax símile,
autenticações, fotocópias, guias tributárias e ofícios são alguns dos
serviços que terão o selo digitalizado. Com isso, essas serventias entrarão
na segunda fase de implantação do Selo Digital, conforme o Provimento nº
04/2012 da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT).
A diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da
Corregedoria, Nilcemeire Vilela, lembra que neste primeiro momento apenas os
cartórios que já estavam na primeira fase terão que utilizar o selo
digitalizado nos atos de balcão. “Os demais 54 cartórios estão passando por
treinamento e posteriormente a Corregedoria expedirá provimento
estabelecendo prazo”, explica.
A partir da operacionalização da segunda fase do Selo Digital o atendimento
nos cartórios passará a ser mais célere, o que significa economia de tempo
para o cliente. Além disso, trará rastreabilidade documental que
proporcionará um controle maior por parte da Corregedoria sobre os atos de
balcão dos cartórios e mais segurança para quem recorre aos serviços e para
os próprios delegatários dos cartórios.
O Selo Digital é uma seqüência de alfanuméricos gerados pelo Sistema de
Gestão Integrada dos Foros Judicial e Extrajudicial (GIF) do Poder
Judiciário. Esses códigos são associados aos atos praticados nos cartórios
extrajudiciais.
Pioneirismo - O Poder Judiciário de Mato Grosso foi o primeiro no país a
implantar o Selo Digital, em fevereiro de 2009. Com a inclusão dos 54
cartórios todas as 239 unidades extrajudiciais no Estado estarão operando
com o selo digitalizado.
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