Notícias

24/09/2013

UINL promove Conferência sobre circulação internacional de escrituras notariais

Evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro na cidade de Montreal, no Canadá e abordará transação entre países do notariado latino e da common law. 

A União Internacional do Notariado Latino (UINL) realizará nos dias 7 e 8 de novembro, em Montreal, no Canadá, uma inédita Conferência Internacional sobre o tema “A Circulação de escrituras acessórias de um documento público notarial”, em seminário que envolverá notários, advogados, doutrinadores e estudiosos dos dois sistemas notariais atualmente existentes: civil law (adotado pelos países do tipo latino) e common law (adotado pelos países anglo saxões). 

Intitulada “Um País, dois sistemas, a circulação de escrituras acessórias”, o evento se realizará em um dos países que conjugam a convivência entre os dois sistemas notariais. Enquanto o Canadá francófono adota o tipo do notariado latino, o anglo saxão utiliza o sistema da common law. “Uma das ações prioritárias da UINL é instaurar procedimentos que facilitem a circulação de escrituras acessórias de um documento público notarial entre os países da UINL e, em particular, entre estes e os países que adotam outro modelo de notariado”, disse o presidente da UINL, Jean-Paul Decórps. 

O evento organizado pela Associação de Notários de Quebec reunirá juristas dois modelos de notariado com o objetivo de identificar os atuais problemas que impedem a circulação de documentos notariais entre os sistemas e propor soluções. Serão abordados casos práticos e soluções concretas em função das normas de Direito Internacional privado geral e dos convênios particulares com blocos comerciais internacionais (União Europeia, Mercosul, Ohada).  

Também serão abordados temas como o selo notarial de segurança, que poderá acompanhar as escrituras internacionais entre países membros da UINL. O seminário terá tradução simultânea para o inglês, francês e espanhol. 

Data: 07 e 08 de novembro

Local: Le Centre Sheraton Montréal Hotel - 1201, boulevard René-Lévesque Ouest

Montréal, QC, H3B 2L7 – Canadá - Tél : (514) 878-2000 - Fax : (514) 878-3958

Reservas: https://www.starwoodmeeting.com/StarGroupsWeb/res?id=1308159839&key=8005C


•  Veja outras notícias