Notícias

24/09/2013

Filho de oficial de cartório é nomeado desembargador do TJMG

O juiz Paulo de Carvalho Balbino foi empossado, na quinta-feira (19), no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pelo presidente da instituição, desembargador Herculano Rodrigues. Paulo Balbino é filho de Nicolau Balbino Filho, oficial do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Comarca de Guaxupé, onde atuou como oficial substituto antes de ingressar na magistratura. A solenidade foi prestigiada por integrantes do Tribunal Pleno, ex-desembargadores, advogados, servidores, familiares do empossado e associados da Serjus-Anoreg/MG, incluindo o presidente Roberto Andrade. O magistrado vai compor a 11ª Câmara do TJMG. 

Cumprimentando o empossado, o desembargador Herculano Rodrigues elogiou a trajetória do magistrado, marcada por muito trabalho e muita dedicação ao Poder Judiciário. O presidente do TJMG afirmou que a promoção para o cargo de desembargador só vem coroar a carreira de Paulo de Carvalho Balbino, que agora assume novos desafios como integrante da Segunda Instância. 

“Todo êxito é sinal de esforço, superação e entusiasmo. Representa ainda um motivo de gratidão a todas as pessoas que contribuíram para que as conquistas se tornassem possíveis”, disse. 

Na oportunidade, Paulo Balbino prestou homenagem à memória do desembargador José Norberto Vaz de Mello, ex-presidente do TJMG e seu grande amigo e incentivador. 

Currículo 

Natural de Guaxupé, o desembargador Paulo de Carvalho Balbino é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui extensão em língua e literatura francesa, pela Alliance Française au Brésil; língua e literatura italiana, pelo Instituto Cultural Italiano e língua e literatura inglesa pelo Maur Hill Prep School (Kansas/USA) e pelo Anglo World Education (Cambridge/Inglaterra). 

Antes de ingressar na Magistratura, foi oficial substituto do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Comarca de Guaxupé, e também advogado na área de direito imobiliário. Na magistratura, foi juiz substituto em Sabará e Contagem e juiz titular da 2ª Vara de Janaúba, da 1ª Vara Cível de São João Del-Rei e da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte.

É coautor da obra “Comentários à Nova Lei de Falência e Recuperação de Empresas” (Editora Forense/2009) e de diversos artigos na área do direito falimentar e recuperação de empresas, bem como autor do Enunciado 54,  aprovado na 1ª Jornada de Direito Comercial, realizada pelo Superior Tribunal de Justiça em outubro de 2012.


•  Veja outras notícias