Notícias

20/09/2013

Cinco municípios de Mato Grosso recebem mutirões de documentação

Cinco municípios do estado de Mato Grosso, receberão até domingo, dia 22 de setembro, os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Nesta semana, os eventos começaram pelos municípios de Cáceres e Lambari D`Oeste. Nesta quinta-feira (19), o mutirão é realizado em Rio Branco. 

Os dois últimos atendimentos da semana serão em Salto do Céu (dias 20 e 21) e Glória do Oeste (dias 22 e 23). Nos mutirões, agricultoras familiares e trabalhadoras rurais assentadas e acampadas serão beneficiadas com a expedição de vários documentos. São eles: cédula de identidade; carteira de trabalho e previdência social (CTPS); certidões de pessoa física (CPF) e atestados que garantem a isenção da cobrança de taxas para a emissão de certidões públicas diversas. 

O programa foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover, em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a inclusão social das mulheres do campo por meio da emissão gratuita de documentação civil, previdenciária e trabalhista. 

Atendimento

Conforme explica a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, a Região Centro-Oeste, onde fica o estado de Mato Grosso, é a terceira em número de atendimentos do Programa. "Já fizemos mais de 800 mutirões e atendemos 623 municípios nesses últimos nove anos de programa. Os mutirões têm uma grande penetração dentro dessa região. Atendemos, na maioria, muitos assentamentos e acampamentos do Incra", destaca Layla Torres. 

O programa também estende seus benefícios aos parentes e dependentes – homens, inclusive – das mulheres do campo e oferece orientações sobre temas como posse legal da terra e acesso à política nacional de reforma agrária, financiamento da produção via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); além de seguro de acidentes e auxílio maternidade, entre outros, que poderão ser consultados pelo público interessado. 

Informações Comunicação Social /MDA


•  Veja outras notícias