Notícias

17/09/2013

Cartorários participam da segunda etapa de curso de mediação promovido pelo TJCE

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nesta segunda-feira (16/09), as aulas presenciais do curso de mediação e conciliação para titulares e prepostos (pessoas autorizadas) de cartórios do Estado. A capacitação está ocorrendo na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza. 

O treinamento, que segue até o próximo dia 4, tem o objetivo de capacitar os profissionais para resolverem, de forma amigável, conflitos de caráter patrimonial. Ao todo, participam 60 pessoas divididas em duas turmas. 

Na abertura, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo, agradeceu ao corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, que providenciou Provimento nº 12/2013, possibilitando ao Nupemec colocar em prática a realização da mediação e conciliação por meio das serventias extrajudiciais. 

O corregedor ressaltou a credibilidade do Núcleo, e a alegria de ter o projeto apoiado pela desembargadora Nailde, que aceitou a parceria.Ele afirmou ainda que conciliação é uma arte e ser um bom julgador não é sinônimo de bom conciliador. 

O juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho, coordenador geral da Esmec, afirmou que a Escola de Magistratura se sente honrada em ceder o espaço para o curso, pois considera que conciliar é fundamental no Judiciário e recomendou o máximo aproveitamento. 

As aulas presenciais correspondem à segunda etapa teórica do treinamento.A primeira foi realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). No terceiro e último módulo os alunos acompanharão os conciliadores do Poder Judiciário durante sessões de conciliação. 

Estiveram presentes também os professores capacitadores Flávio José Moreira Gonçalves, Tereza Mônica Sarquis Bezerra de Menezes e Maria Célia Lima Moreira. O treinamento está em conformidade com a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


•  Veja outras notícias