Notícias

13/09/2013

Clipping - Jornal A Cidade - João e Maria nunca estão fora de moda

Pais escolhem nomes tradicionais para maioria das crianças

Na hora de escolher o nome dos filhos, o ribeirão-pretano ainda é conservador. “João” e “Maria”, dois nomes antigos, bíblicos e que ficaram famosos como personagens de contos de fadas, são os mais registrados nos cartórios da cidade nos últimos sete anos.

O Levantamento foi feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Quem opta por esses nomes para os filhos afirma que estão seguindo tradições ou que acreditam que os nomes sejam “fortes”.

Esse é o caso da Mariangela Nather, mãe da Maria Fernanda, de cinco anos. A tradição do nome está na família. As outras duas irmãs de Mariangela são Maria Inês e Maria Aparecida.

“Eu gosto muito de Maria por isso e também gosto de Fernanda, então juntei os dois para manter a tradição na família, com os nomes compostos. O meu também vem de Maria, apesar de ser escrito tudo junto”, explica Mariangela.

Família ‘líder’ do ranking

Já a Sandra Mara Val Francoy, 44 anos, escolheu João Lucas para o filho caçula de seis anos.
O filho mais velho dela chama Pedro, o segundo nome de menino mais registrado nos cartórios de Ribeirão. Os nomes foram escolhidos pensando em líderes religiosos.

“O motivo da escolha é porque são nomes religiosos, dos nossos apóstolos, são nomes fortes. Eu queria Lucas. O Pedro ajudou a escolher e decidimos por João Lucas”, explica Sandra.

Ela também prefere nomes tradicionais pensando na facilidade dos filhos. “Hoje em dia tem cada nome diferente, os nomes mais simples são mais fáceis quando eles aprendem a escrever os próprios nomes.”

Alice em alta

A pesquisa também mostra que alguns nomes que estavam em uma colocação baixa em 2007 aumentaram de popularidade ao longo dos anos, como Alice.

Em 2007, 2008 e 2009 não chegou a entrar no ranking de nomes mais registrados.

Nos anos seguintes, obteve um pequeno aumento, chegando alcançar a 21ª posição. Mas, em 2012, o nome foi o terceiro mais escolhido pelas mães, com 127 registros.

Em 2013 manteve essa colocação, ultrapassando nomes como comuns, como Julia e Beatriz.

Celebridades influenciam

Entre os meninos, o nome “Davi” foi o que mais aumentou. Em 2007 foi registrado apenas 33 escolhas.

Em 2009, esse número subiu para 86 e foi o 13º nome mais registrado no ranking geral. Em 2010, o nome mais uma vez aumentou consideravelmente, dessa vez atingindo a oitava colocação, com 135 registros. Em 2012, esse número passou para 208 e em 2013 é o quinto nome masculino mais registrado.

O repentino aumento do nome “Davi” pode ser explicado pela influência de celebridades. Em 2009, a cantora Claudia Leitte escolheu o nome para o primeiro filho, e em 2011, o jogador Neymar também registrou o filho como Davi Lucca.

Outra curiosidade é o nome “Isabela” e sua variação “Isabella” na lista dos mais registrados. Mesmo contabilizados separados, os dois nomes aparecem no ranking feminino. “Isabella” foi registrado 451 vezes e “Isabela” 374 vezes. Se os números fossem somados, seria o terceiro nome de menina mais registrado e ficaria em sétimo no geral.


•  Veja outras notícias