Notícias

05/04/2019

CNB/MG e Serjus-Anoreg/MG encerram campanha “Cartórios por Brumadinho”

Mais de 40 cartórios de todo o Brasil contribuíram com o projeto

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus – Anoreg/MG) encerraram nesta sexta-feira (05) a arrecadação de doações financeiras para a campanha “Cartórios por Brumadinho”, que contou com a contribuição de mais de 40 de cartórios de todo o Brasil.

As duas associações mineiras agradecem a solidariedade e comprometimento de todos os tabeliães, registradores, colaboradores dos cartórios que, com suas doações, ajudaram as vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento da Barragem da Vela, na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 25 de janeiro.

Por meio desta iniciativa, os valores arrecadados serão destinados para auxiliar os moradores atingidos a ter seus documentos pessoais como, por exemplo, certidão de nascimento, casamento, assim como as escrituras e registros de suas propriedades, ou ainda subsidiando os custos com documentação para a regularização imobiliária de novas moradias.

Para o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, “essa tragédia sensibilizou a todos nós”. “Porque esta é a segunda em menos de três anos. E sabemos do sofrimento que essas pessoas estão passando e ainda vão passar, principalmente pelos relatos dos registradores de Mariana sobre como a cidade sofre até hoje. E nosso intuito foi de tentar minimizar alguns possíveis transtornos”, completou.

Segundo o presidente do CNB/MG, Eduardo Calais, o projeto Cartórios por Brumadinho teve como objetivo principal de demonstrar a solidariedade com toda as vítimas do incidente. “Os cartórios são parceiros diários da população e consideramos de fundamental importância estarmos presentes neste momento de dificuldade e crise, para demonstramos que essa parceria vai além das nossas atividades propriamente ditas”, destacou Calais.

Além de Minas Gerais, as serventias dos estados de São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Maranhão Bahia, Pará , Santa Catarina, Roraima e Rio Grande do Sul abraçaram essa causa.

Titular do 2º Ofício de Nossa Senhora da Glória, localizado no estado de Sergipe, Henrique Buarque Maciel, foi um dos que se solidarizaram com os moradores de Brumadinho. “Essa necessidade de ajuda é urgente e, os cartórios como agentes percursores da Cidadania, não podem se afastar dessa responsabilidade, pois temos também esse compromisso social”, disse.

Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Roraima (CNB/RR), Daniel Antonio de Aquino Neto, parabenizou os mineiros pela campanha e destacou que são “momentos como esse em que devemos mostrar que não é só a ganância e a imprudência que são presentes em nosso país, mas também a compaixão, a empatia e acima de tudo, o amor pelo próximo”.

Fonte: Assessoria de Imprensa


•  Veja outras notícias