Notícias

22/03/2019

Clipping – TJ/MG - Desembargador Marcelo Rodrigues é cidadão mineiro

O desembargador Marcelo Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu na quinta-feira, 21 de março, o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais, no Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. A solenidade foi prestigiada pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

“O ser e o saber mineiro se traduzem em umas das mais valorosas conquistas de minha história”. Assim se expressou o desembargador Marcelo Rodrigues ao receber o título de cidadania mineira. A homenagem partiu do deputado estadual Roberto Andrade (PSB).

O parlamentar mineiro apontou o magistrado, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, como um dos maiores especialistas em direito notarial e registral do Brasil. “O ilustre desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues é um dos nomes mais notáveis da magistratura mineira, um dos principais especialistas em direito notarial e registral do Brasil. Ele teve papel de destaque na elaboração do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registros do Estado de Minas Gerais, que é o provimento da Corregedoria-Geral de Justiça que normatizou e aprimorou a atividade dos serviços extrajudiciais em todo o estado”, destacou.

“O desembargador Marcelo Rodrigues tem devotado seu trabalho na vida pública a contribuir para a relação harmoniosa, profícua e cordial entre o TJMG, a CGJ-MG e os notários e registradores mineiros”, prosseguiu o deputado estadual.

Conquista

O desembargador Marcelo Rodrigues mudou-se para Minas Gerais quando ingressou no Ministério Público estadual, em 1987.  Foi promotor nas comarcas de Prado, São João del-Rei, Curvelo e Barbacena.

Ingressou na carreira da magistratura em 1989, tornando-se juiz de direito como primeiro colocado no concurso público de provas escritas, orais e de títulos, do TJMG. Atuou como juiz nas comarcas de Cláudio, Frutal, Sete Lagoas e Barbacena. Em 1997, foi promovido por merecimento para a comarca de Belo Horizonte.

Foi promovido também por merecimento a desembargador em 2006. Atualmente, é presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É autor de vários livros jurídicos e profere diversas palestras no Brasil e no exterior.

Prestígio

Os desembargadores Gilson Soares Lemes (superintendente administrativo adjunto do TJMG), José Arthur Filho, José Marcos Rodrigues Vieira, Maurício Torres Soares, Caetano Levi Lopes, Jair Varão, Fernandes Filho, e os juízes convocados a atuar como desembargadores José Eustáquio Lucas Pereira e  Lailson Braga Baeta Neves, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade de outorga da cidadania honorária ao agora também mineiro, desembargador Marcelo Rodrigues.

 Fonte: TJ/MG


•  Veja outras notícias