Notícias

15/03/2019

Clipping – G1 - Cresce número de protesto de títulos em cartórios de Uberlândia (MG) após mudanças no estado

Em MG, registro é feito por empresas gratuitamente desde fevereiro. Na cidade aumento de cadastro foi de 150%.

Faz um mês que o serviço de protesto de títulos passou a ser gratuito no Estado. Com isso, o número de registros em cartórios de Uberlândia aumentou 150%. De acordo com tabelionato na cidade, a medida visa combater a inadimplência.

No tabelionato de protestos em Uberlândia foram protestados 9.164 títulos em fevereiro sendo que no mesmo período do ano passado o número foi de 3.680. Antes da mudança em média 150 títulos eram protestados na cidade. Agora os funcionários do cartório trabalham para atender uma demanda de 400 protestos.

Desde o dia 28 de janeiro quem faz a opção pelo protesto extrajudicial em Minas Gerais não precisa desembolsar qualquer quantia para cobrar via cartório uma divida não paga. Com a mudança na lei os custos do protesto são transferidos ao devedor que deve quitá-lo no ato do pagamento do débito.

“Essa aproximação agora, do credor em não ter mais que tirar o dinheiro do bolso para fazer esses protocolos em cartórios faz com que ele se entusiasme e procure os tabelionatos, ciente de que depois de protestados vai ser levado a todos os bureaus de créditos do Brasil” disse Eversio Donizete de Oliveira - presidente do Instituto Estadual de Protestos em Minas Gerais (IEPTB/MG).

Segundo o tabelião substituto de Uberlândia e presidente IEPTB/MG, a tendência é que o próximo balanço apresente números ainda maiores. “Com a experiência que nós temos em São Paulo e Brasília e em outros estados há mais de três anos, podemos dizer que esse aumento será relativo a cada mês que passa a inadimplência dos devedores”.

Fonte: G1


•  Veja outras notícias