Notícias

10/09/2013

Por falta de selo, cartório de Ilhéus está a uma semana sem autenticar e reconhecer firma

O único cartório de Ilhéus, no Fórum Epaminondas Bebert de Castro (Av. Osvaldo Cruz, Cidade Nova), completou uma semana sem selo. Com a falta desse material está impossível a realização dos serviços de autenticação, reconhecimento de firma e outros. Um absurdo em nossa cidade.

O funcionamento do cartório sempre foi muito precário, com limite de 30 fichas para autenticação por dia, cinco para serviços de procuração, enfim. Para conseguir (ou conquistar, na verdade) essas fichas, o ilheense precisa está na porta do cartório antes da seis horas da manhã, sendo que a distribuição só começa por volta das 6h45 e o atendimento somente às oito. Uma situação lamentável.

Pedi informações ao segurança do Fórum sobre a falta dos selos, e ele me disse que Ilhéus não tem culpa, mas sim a capital Salvador, que não enviou o material. Segundo o funcionário, ainda, o envio dos selos sempre é problemático. Quando o material chega em Ilhéus, é em pequeno número (5 mil), o qual se esgota em mais ou menos uma semana.

Mas o certo é que não importa muito de quem seja a culpa. O errado é o ilheense ter que ir até Itabuna para autenticar os documentos. Aliás, devia-se seguir o exemplo da cidade vizinha, onde do início da manhã até o fim da tarde há cartórios em atendimento.

Outro dia eu ouvi de um senhor, justamente enquanto esperávamos na fila do Fórum, a seguinte frase:
“É triste você passar por coisas assim no lugar que você tanto gosta!”


•  Veja outras notícias