Notícias

28/02/2019

Pesquisa mostra que 64% dos cartórios de RTDPJ consideram-se totalmente informatizados

Levantamento feito pelo IRTDPJBrasil também aponta que 73% dos entrevistados estão cadastrados à Central Nacional de TD e PJ

Os resultados da pesquisa realizada com cartórios de RTDPJ de todo o país demonstram que a tecnologia faz parte do cotidiano dessas serventias. O questionário foi aplicado por meio eletrônico no período de 25 de janeiro a 25 de fevereiro e obteve a resposta de cerca de 200 oficiais que possuem as atribuições de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas.

A grande maioria (64.5%) respondeu que, quanto ao grau de informatização de seu cartório, considera-se totalmente informatizado (computadores ligados em rede e sistema específico para a prática dos atos, além de documentos digitalizados). Na categoria de parcialmente informatizado estão 31,5% e 4,1% responderam que não estão informatizados.

Participaram da pesquisa registradores de todas as regiões brasileiras, totalizado 17 estados: AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, SC, SE e SP. Observa-se que a maioria dos entrevistados atua em pequenos cartórios, pois 37,4% responderam que possuem um máximo de cinco computadores. Na faixa de 6 a 10 terminais instalados estão 18,2% dos entrevistados.

Outro dado importante é quanto à adesão à Central RTDPJ, plataforma gerida pelo IRTDPJBrasil e que disponibiliza serviços eletrônicos de TD e PJ. 72,3% dos registradores responderam que estão cadastrados na Central. Apenas 16,7% dos cartórios ainda não utilizam a Central Nacional, que está em operação desde 2012 e que possui mais de 2 mil cartórios cadastrados.

“Agradecemos a todos os colegas que dedicaram parte do seu tempo respondendo a nossa pesquisa. Vamos analisar com muito critério os dados, que vão balizar nossas ações neste triênio. Os investimentos nessa área, bem como a capacitação dos colegas para o uso da nossa Central é de vital importância para todos nós”, afirma o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho.

 

 

Fonte: IRTDPJBrasil 


•  Veja outras notícias