Notícias

28/08/2013

Serjus-Anoreg/MG realiza XXII Congresso Estadual dos Notários e Registradores

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, Serjus-Anoreg/MG – entidade que congrega os mais de 3 mil cartórios mineiros –, promoveu o XXII Congresso de Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, no dias 23 e 24 de agosto, em Juiz de Fora. Realizado no Hotel Victory Business, o evento contou com a participação de cerca de 200 inscritos, entre notários, registradores, escreventes, funcionários de cartórios, advogados e estudantes de Direito de todo o estado. 

Na cerimônia de abertura do evento, o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, destacou que o trabalho que vem sendo desenvolvido à frente da administração da Associação trouxe diversos avanços na defesa dos direitos e das garantias constitucionais da classe. “No meu entendimento, temos a maior conquista dos profissionais dos serviços extrajudiciais de Minas Gerais dos últimos anos. Trata-se da elaboração de nosso código de normas que está chegando ao seu final”, disse. 

Participaram do Congresso importantes figuras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como o Corregedor-Geral de Justiça Luiz Audebert Delage Filho e o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues. Ambos apontaram tendências e desafios que tomarão a pauta do debate acerca do direito notarial e registral no Brasil nos próximos anos. Ainda na sexta-feira, também palestraram o ex-vice-presidente do IRIB e titular de cartório Francisco José Rezende dos Santos e a oficial de cartório Leticia Franco Maculan Assumpção. 

No sábado pela manhã, os inscritos tiveram a oportunidade de acompanhar os seminários que tiveram como tema “A mediação como instrumento de celeridade e a perspectiva de sua prática pelos notários e registradores”, proferido pelos palestrantes Dr. Juliano Carneiro Veiga e Dra. Wânia do Carmo de Carvalho Triginelli, e “Informatização dos cartórios – Novidades Tecnológicas das Serventias”, ministrado por Dr. Nilo de Carvalho Nogueira Coelho e Dra. Letícia Franco Maculan Assumpção. As palestras da manhã foram entrecortadas por participações de representantes das empresas que montaram showrooms no evento, onde tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços durante o Congresso. 

Na parte da tarde, houve plenárias específicas para as serventias de Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Tabelionatos de Protestos e Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas. Nessa etapa, os participantes tiraram dúvidas específicas de suas áreas e propuseram ações a serem tomadas pela classe.


•  Veja outras notícias