Notícias

20/03/2018

Famílias terão chance de adquirir casa própria ou regularizar imóveis

Projetos conjuntos da Cohapar com a prefeitura e a Câmara Municipal preveem a construção de 268 moradias urbanas e rurais e a oferta de serviços de titulação de imóveis com custos reduzidos

Preocupado em atender as demandas da população de Jacarezinho por novas moradias, o prefeito Sergio Faria (DEM), visitou a sede da Cohapar, em Curitiba, na quarta-feira (14.03). Em reunião com o superintendente de Relações Institucionais da empresa, João Naime Neto, foram realizados encaminhamentos de diferentes frentes de trabalho conjuntas entre os órgãos.

O maior projeto em andamento diz respeito à liberação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial para o atendimento de famílias de baixa renda com a construção de 260 casas populares. “A Cohapar e a prefeitura estão preparando a documentação necessária para protocolo na Caixa Econômica Federal e posterior análise do Ministério das Cidades”, explica Naime Neto.

A Cohapar também está finalizando a montagem de um processo licitatório para a contratação da construtora responsável pela execução das obras de outras 98 unidades habitacionais. Os imóveis serão financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e começarão a ser construídos logo após a conclusão da licitação.

Segundo o chefe do Executivo, os investimentos permitirão um salto na qualidade de vida da população de Jacarezinho. “São recursos expressivos para resgatar a dignidade de famílias que pagam aluguel ou vivem em condições precárias no município”, comenta Faria.

Como participar

Quem se interessou pelos projetos e deseja adquirir uma casa própria na cidade por meio dos programas da Cohapar deve fazer uma pré-inscrição no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. O preenchimento dos dados é critério obrigatório para participação nos projetos e as famílias cadastradas serão chamadas quando houver disponibilidade novas contratações.

Casas Rurais

Além da construção de casas na cidade, governo estadual e prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores de Jacarezinho, aguardam um posicionamento do Governo Federal sobre a liberação de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural.

Os investimentos dependem de análise do Ministério das Cidades sobre a documentação de oito famílias potenciais beneficiárias enviados à Brasília em um trabalho integrado que também contou com a participação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Emater.

Regularização Fundiária

Famílias que já residem em imóveis próprios, porém irregulares, também terão a chance de participar do programa Morar Legal Paraná. Isso porque a Cohapar está finalizando a contratação de uma empresa especializada para a oferta de serviços de regularização fundiária na cidade. Os custos de legalização das casas, que normalmente chegariam a mais de R$ 4,5 mil, sairão por menos de R$ 1 mil com a possibilidade de parcelamento e pagamento apenas após o recebimento da escritura definitiva.

“A determinação do presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e do governador Beto Richa é para que acabemos com situações de irregularidade com o reconhecimento de propriedade das famílias”, afirma o superintendente da companhia.

Luiz Otávio Messias, assessor do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), e Américo Pereira, chefe de gabinete da Prefeitura de Jacarezinho, acompanharam a reunião.

Fonte: Folha Extra


•  Veja outras notícias