Notícias

27/11/2017

Rondônia inicia transmissão de certidões eletrônicas via CRC

Os 65 cartórios de Registro Civil do Estado de Rondônia agora estão aptos a realizar transmissões eletrônicas de certidões através da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Com isso, já é possível aos cidadãos solicitarem certidões do Estado diretamente em qualquer unidade mais próxima dos Estados interligados, sem a necessidade de deslocamento à unidade onde se encontra o documento original, evitando gastos com intermediários.

De acordo com o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Rondônia (Arpen-RO), Rodrigo Marcolino Bozelhe, os mais beneficiados serão os imigrantes. "Rondônia é um Estado composto majoritariamente por pessoas que vieram de outras regiões do País, muitas a trabalho. Esta comunicação é um enorme avanço, pois vai facilitar o acesso a documentação de origem destas pessoas, que receberão um documento com muito mais rapidez e segurança", disse o presidente.

Com a adesão de Rondônia, 24 Estados estão interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. Os demais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão, Paraíba e Mato Grosso.

Fonte: Arpen-BR


•  Veja outras notícias