Notícias

08/08/2013

Recivil realiza 6ª etapa do projeto Travessia

Região Central (MG) - A 6ª Etapa do projeto Travessia e Renda, realizada durante o mês de julho pelo Recivil, beneficiou mais de 1000 pessoas nas cidades de Santo Hipólito, Presidente Juscelino, Congonhas do Norte, Presidente Kubitschek, Materlândia, Peçanha, Gonzaga, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar.  

A secretária de Assistência Social de Gonzaga, Leia Mara Pereira Coelho, informou que, por ser um município bastante carente, a secretaria é muito procurada para a busca de documentos. “Tivemos dificuldade com os cadastros das moradias populares porque a maioria das pessoas não possuía os documentos necessários. A vinda do Projeto Travessia só facilitou o nosso trabalho e foi muito produtivo, porque conseguimos atender a população”, disse a secretária. 

O registrador, Antônio Nogueira Pires, há dois anos na serventia de Gonzaga, acredita que o mutirão alertou a população quanto a importância da documentação civil básica, uma vez que a certidão é a porta para os outros documentos. “O cartório possui o caráter de serviço público, e os oficiais têm como dever social prestar serviços à comunidade”, afirmou o registrador.  

O município de Morro do Pilar foi o último a ser atendida durante a 6ª etapa. Durante o mutirão realizado na cidade, Elnaira Mendes Leite, de 24 anos, conseguiu retirar a segunda via da certidão de todos os que moram em sua casa. “O evento me ajudou muito, porque consegui de graça o meu registro, dos meus irmãos, da minha mãe e do meu filho”, informou Elnaira.  

A etapa contou com extensivo apoio dos oficiais de registro civil, que além de se colocarem à disposição durante a realização dos mutirões, se disponibilizaram a levar os pedidos de segundas vias aos colegas das cidades vizinhas, para dar mais agilidade na entrega dos documentos e assim atender com eficiência a população.


•  Veja outras notícias