Notícias

15/08/2017

Cartórios de Notas entram na onda ‘pet friendly’

A prática que surgiu nos Estados Unidos agora atinge restaurantes, agências e cartórios de notas em São Paulo

Diversos estudos comprovam os benefícios referentes à presença de um animal de estimação no ambiente de trabalho. A prática que nasceu nos Estados Unidos e teve início no Brasil em meados de 2007 gera menos estresse e faz com que os funcionários cheguem menos cansados ao final do expediente.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Michigan Central, a presença de cães e/ou gatos deixam os funcionários mais confiantes e colaborativos quando estes estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações. No estado de São Paulo, inúmeros estabelecimentos aderiram à iniciativa. O Brado Restaurante, em Pinheiros, adotou o pet friendly desde a inauguração do estabelecimento. “Sempre aceitamos pets na casa e pelo fato de termos cachorros, os vemos como parte da nossa família. Queríamos não só aceitá-los, mas mostrar que realmente eram bem-vindos aqui, que tinham um mimo vindo ao Brado”, revela a sócia do restaurante, Anna Lú Fernandes.

Com áreas destinadas especificamente aos pets, as tarefas são revezadas entre os funcionários do restaurante de modo que os clientes que frequentam a casa e não levam seus animais de estimação, também se sintam à vontade. “Tudo tem que estar alinhado para que a experiência do cliente seja positiva. Nenhuma regra foi restritiva, nossa ideia é sempre somar!”, explica a sócia. A medida que visava o conforto dos frequentadores do estabelecimento, trouxe ainda um aumento no movimento do local e uma maior demanda desse tipo de público. “Ficamos felizes, pois nossa proposta inicial não era implantar essa política visando um aumento de clientela, mas sim proporcionar aos nossos clientes uma nova experiência”, conclui Anna Lú.

Não muito longe dali, na agência especializada em assessoria de comunicação e empresariamento artístico Perfexx, a equipe que conta com cinco funcionários e um mascote chamado Bera, não precisou de modificações no ambiente para abrigar o morador de quatro patas. Por ser localizada numa vila de casas e ser da dona da empresa, Bera chegou no espaço antes mesmo dos membros da equipe. “Todos nós chegamos depois dele. Mas ter um cachorro aqui, pelo menos para mim, faz toda a diferença. E ele é bem carente, então interage com a gente a maior parte do tempo”, afirma a assessora de imprensa Gabriela Carvalhal.

No âmbito extrajudicial os pets também vêm conqu29-tabeliao-de-notas1istando seu espaço. A tabeliã Priscila Agapito abre as portas do 29º Tabelionato de Notas de São Paulo para quem deseja esperar pelo atendimento acompanhado do seu bicho de estimação. “Um animal não atrapalha em nada o andamento do serviço, muito pelo contrário, é sempre motivo de afeto entre os usuários do serviço e funcionários. Os clientes são positivamente surpreendidos quando lhes informamos que podem adentrar ao cartório com seus animaizinhos e que lá terá um pote de água para eles. É como se você fizesse um afago em um filho dele”, conta a tabeliã.

CNB/SP recomenda

O 29º Tabelionato de Notas de São Paulo apoia e incentiva a adoção e castração consciente dos animais de estimação. A serventia apoia o projeto “Tigo & Migo”, criado por protetoras independentes que ajudam no resgate de gatos abandonados. “Fazemos (feiras de adoção) em alguns sábados, no espaço do cartório, fora do horário de expediente. Também existe um cofrinho do projeto que  fica ao lado do caixa. Os clientes que querem, fazem pequenas doações do troco (ou moedinhas) para colaborar na castração dos animais resgatados”, explica a notária.

Para quem deseja ajudar e saber mais sobre a ação, no site www.tigoemigo.com.br é possível conferir as diversas opções de doações que podem ser realizadas. “Atendemos muitos clientes diariamente e poder conscientizá-los sobre a posse responsável, sobre a necessidade de castração e poder promover uma adoção que seja, já vale a pena”, conclui Priscila Agapito.

Ficou com vontade de conhecer lugares em que o seu bichinho pode ser sua companhia? Baixe o app “Guia Pet Friendly” (disponível para Android e iOS) e fique por dentro dos estabelecimentos e horários que permitem a entrada de pets.

Fonte: Jornal do Notário


•  Veja outras notícias