Notícias

02/08/2013

Cartório agiliza certidão de crianças nascidas na Santa Casa do Pará

O núcleo do Cartório do 2º Ofício, que funciona na Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2001, emite uma média de 40 Certidões de Nascimento por dia. Essa facilidade para retirar o primeiro documento já beneficiou milhares de pessoas, entre as quais o promotor de eventos Paulo Castro, 28 anos, que nesta semana registrou o terceiro filho, Heitor Samuel, nascido na maternidade da Santa Casa. 

A rapidez no atendimento agradou Paulo Castro, que precisou levar apenas seu documento de identidade e da sua mulher, além do registro de nascimento vivo de Heitor. Em apenas 20 minutos, ele estava de posse da Certidão de Nascimento do filho. "É ótimo poder registrar o bebê logo na maternidade. Ganho tempo nestes momentos de correria", disse ele. Paulo foi um dos 252 pais e mães, usuários da Santa Casa, que procuraram o Cartório instalado no hospital em julho. 

A demanda é grande, mas a rapidez e a qualidade do serviço agradam os usuários. O carpinteiro Jonathan Barbosa Brito, 24 anos, agradeceu aos profissionais da Santa Casa a atenção dedicada a sua esposa, que fez todo o pré-natal no hospital. "Ela foi bem atendida aqui, e o serviço do cartório ajudou a nossa vida", frisou ele, pai da menina Raysa Sophia, que nasceu no último dia 26 na maior maternidade pública do Pará. 

Além da Carteira de Identidade original do pai e da mãe, se os pais forem casados é preciso apresentar a Certidão de Casamento para registrar a criança. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, em dois períodos - das 09 às 12 h, e das 14 às 16 h.


•  Veja outras notícias