Notícias

04/07/2017

Registro Civil: solicitações online de certidões aos cartórios do PR crescem mais de 1.000%

Garantindo segurança, comodidade e praticidade, as solicitações de certidões (nascimento, casamento e óbito) pela web, aos cartórios de registro civil paranaenses crescem anualmente. Segundo levantamento do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) e da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), responsáveis pelas centrais que oferecem esse serviço, 39.523 documentos foram solicitados só em 2016 aos ofícios do estado.

O número é 1.325% superior ao total de solicitações realizadas aos cartórios de registro civil paranaenses em 2015 (2.773) e quase 2.400% maior que em 2014 (1.582). De acordo com o presidente do Irpen e da Arpen-Brasil, Arion Cavalheiro, o aumento expressivo se deve principalmente à integração do e-certidões, central paranaense que disponibiliza esse serviço, criada e administrada pelo Irpen desde 2013, à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC), de administração da Arpen-Brasil, parceria iniciada no ano passado.

“A integração proporcionou mais uma ferramenta para acesso à esses registros. Fazendo parte de uma plataforma nacional, conseguimos fazer com que as 'fronteiras' entre estados caiam. Independente se o paranaense reside no seu estado de origem, onde estão localizados os seus registros, ou não, ele pode solicitar os documentos sem sair de casa", complementa Arion, que também é diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR).

O inverso também acontece. Por meio da integração, pessoas que moram no Paraná, mas são naturais de outros estados, podem solicitar por meio da Central o envio de suas certidões ao local onde residem atualmente. Em 2016, 14.651 casos como esses foram registrados, de acordo com o levantamento. "Os benefícios impactam toda a sociedade", ressalta Cavalheiro. A certidão mais procurada em todos os casos é a de nascimento seguida pela de casamento e depois pela de óbito.

Como fazer

A central e-certidões, que integra os 537 cartórios de registro civil do Paraná e está integrada a CRC, foi criada com o objetivo de “facilitar, agilizar e antecipar o tempo do cidadão que busca os serviços, além de melhorar a comunicação e aprimorar o atendimento oferecido pelas serventias”. Para requerer uma certidão de nascimento, por exemplo, basta informar dados básicos como nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Em seguida, a solicitação é enviada ao cartório que possui o registro sem a necessidade de deslocar-se até ele. Após a compensação do pagamento, em um prazo de até cinco dias, a certidão é enviada ao destino indicado pelo usuário. Caso seja necessário, o e-certidões conta com um suporte técnico para auxiliar o cidadão que estiver com problemas no procedimento. Para entrar em contato com as centrais, basta acessar os sites e-certidoes.com.br e crcnacional.org.br.

Fonte: Ilustrado


•  Veja outras notícias