Notícias

09/06/2017

Cartórios extrajudiciais realizam ações sociais em todos os estados do Brasil

No plano social, a serventia já realizou diversas ações, como a doação de pijamas e de material escolar

 Os mais de 13 mil cartórios estão presentes em praticamente todos os municípios e, além da atividade fim, atuam em favor da comunidade em outras formas. O Instituto Cartórios por um Brasil Melhor, dirigido por Naurican Lacerda, apoia inúmeros projetos em todo o país.

Segundo Naurican, os tabelionatos e registros civis acabam sendo a maneira mais fácil da população obter informações jurídicas gratuitas de várias espécies: sobre seu imóvel, estado civil, contratos etc. - Seja diretamente, ou por meio de doações significativas aos fundos da infância e adolescência, os cartórios brasileiros são provavelmente a categoria que mais realiza obras sociais no país, disse.

Em Joinville, por exemplo, 1º Registro de Imóveis patrocina o projeto “Winner Tênis”, que leciona e prepara para um futuro profissional aproximadamente 100 crianças de escolas públicas da cidade, além de apoiar casas de abrigo de menores e a Pastoral da Criança.

Em Goiânia, são também vários os projetos apoiados de forma perene, somente nessa Páscoa foram distribuídos mais de mil ovos de Páscoa em creches e escolas públicas goianienses pelo 1. Tabelionato de Protesto, que também auxilia no custeio de creches e outras instituições sociais em Goiânia. Também em Goiânia, o 1º Registro de Imóveis desenvolve diversas ações sociais e culturais.

No plano social, a Serventia já realizou diversas ações, como a doação de pijamas e de material escolar, para as crianças do Condomínio Sol Nascente, que cuida de menores abandonados. Preocupado com o meio ambiente, a Serventia realizou doações de papéis, para a Cooperativa de Recicláveis da cidade. Neste mesmo cartório, é desenvolvido um projeto que visa revelar a dimensão social e histórica dos serviços extrajudiciais.

Denominado de “Linhas”, o projeto pretende redescobrir o espaço da circunscrição e a história de Goiânia, além de propor o reconhecimento do espaço da Serventia como lugar de memória da história da cidade. Diversas ações estão sendo realizadas, como exposições fotográ ficas, a percorrer os espaços públicos da cidade de Goiânia, a criação do museu virtual, hospedado no sítio eletrônico da Serventia, minicursos e palestras.

Fonte: Diário do Poder


•  Veja outras notícias