Notícias

30/07/2013

Recivil lança Coletânea de Estudos sobre Registro Civil e Tabelionato de Notas

Neste mês de agosto, todas as serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais receberão o primeiro volume da Coletânea de Estudos do Recivil. 

A Coletânea será formada por diversos volumes de temas referentes à prática dos atos de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas. Os volumes serão publicados bimestralmente.  

Os temas serão trabalhados de maneira aprofundada, com base teórica e prática, usando como orientação a legislação em vigor, além de jurisprudências e doutrinas da área. 

Este importante trabalho servirá de amparo e meio de pesquisa para os registradores e notários do Estado de Minas Gerais.  

O Volume 1, de autoria da professora Joana Paula Araújo, foi lançado durante o II Simpósio de Aprofundamento do Recivil, e começa a ser distribuído ainda nesta semana. O tema do primeiro volume é Reconhecido de Firma e Autenticação de Documentos. 

“Este projeto nasceu da minha experiência nos cursos de qualificação promovidos pelo Recivil. Senti a necessidade de aprofundamento em assuntos diretamente ligados à atividade notarial e registral. E mais, de buscar um meio de levar este conhecimento aos registradores mineiros. Daí surgiu esta ideia”, explicou Joana.  

O presidente do Recivil, Paulo Risso, aprovou a ideia da Coletânea e apoiou o projeto apresentado por Joana.  “Este projeto está a cargo do Corpo Editorial do Recivil, que tem entre seus membros diretores, professores, registradores, advogados e especialistas da área. Esperamos com esta Coletânea ajudar na árdua, porém satisfatória missão delegada pelo Estado aos registradores mineiros. A Coletânea de Estudos do Recivil nasce para fortificar ainda mais esta classe que cresce e se valoriza a cada ano”, completou Risso.


•  Veja outras notícias