Notícias

17/05/2017

Câmara dos Deputados recebe a Confederação dos Notários e Registradores

Nesta última terça-feira (10/5), a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) teve a honra de ser recebida no salão nobre da Câmara dos Deputados para apresentação institucional de suas metas. Na ocasião compareceram, além da sua diretoria e de autoridades, renomados deputados federais, como por exemplo: Alex Canziani (PTB / PR), Afonso Mota (PDT/RS), Arnaldo Faria de Sá (PTB / SP), Benjamin Maranhão (SD / PB), Celso Russomanno (PRB / SP), Efraim Filho (DEM / PB), Goulart (PSD / SP), Júlio Lopes (PP / RJ), Miguel Lombardi (PR / SP), Pompeo de Mattos (PDT / RS), Rodrigo de Castro (PSDB / MG), Rogério Peninha Mendonça (PMDB / SC) e Subtenente Gonzaga (PDT / MG).

O evento teve início com a apresentação da CNR acerca da atuação nacional e da estrutura organizacional integrada pelas Federações e Sindicatos em todo País, com destaque para missão e valores, com ênfase para o que se pretende realizar por meio de projetos que busquem reforçar a importância da atividade notarial e de registro para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do País. Logo em seguida o presidente Rogério Portugal Bacellar ressaltou a função do notário e do registrador, bem como a confiança que a sociedade deposita nos cartórios. “Segundo a pesquisa Datafolha os cartórios estão em primeiro lugar como a instituição mais confiável e com credibilidade, pretendemos também ser confiáveis perante os representantes do povo”. Em sua fala destacou também as conquistas em que foram adquiridas pelos notários e registradores em parceria com o Governo Federal. “Somos parceiros do Brasil e assim, queremos continuar sendo”, reforçou.

Em seguida, o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) saudou o presidente, os convidados e falou da admiração que ele possui pela atividade, assim como garantiu que continuará a defender as reivindicações legislativas dos notários e registradores. “É visível a evolução, a tecnologia, a eficiência e a modernidade presente nos cartórios, se todos os serviços públicos do Brasil tivesse o mesmo trabalho eficiente como tem as atividades cartoriais o país estaria muito bem representado”, ao fim do seu discurso parabenizou o presidente pela inauguração da Confederação e enfatizou o compromisso pela entidade e pelo Brasil.

Com a palavra livre para as exposições dos demais parlamentares, o deputado Celso Russomanno utilizou o momento para valorizar a segurança jurídica decorrente da atuação dos cartórios. “Quem garante que o seu imóvel é de sua propriedade, se ele não estiver registrado? Quem garante que o seu veículo é de sua propriedade, se o indivíduo não tem o documento que oferece publicidade de que ele existe? O que o cartório faz é exatamente isso: manter documentos que dão segurança jurídica em todos os sentidos. Quando se fala em cartórios estamos falando do que é mais importante para os cidadãos, a garantia de direitos e deveres, que infelizmente algumas pessoas não sabem o que significam. É preciso lembrar que os notários e registradores representam uma atividade que paga folhas de salários, encargos sociais, aluguel e possui todo um arcabouço de famílias dependentes desta estrutura. Que toda essa estrutura serve para transmitir a indispensável segurança jurídica aos atos praticados pelo cidadão. Lembrando que, estas taxas cobradas são estabelecidas por leis e assembleias legislativas e que não depende do notário ou do registrador estabelecer tais valores. É preciso afastar essa visão e valorizar a profissão”, enfatizou.

Por fim, um vídeo com o intuito de realçar o compromisso do notário e registrador perante a sociedade foi exibido aos convidados. Logo em seguida todos compartilharam do café da manhã.

Fonte: CNR


•  Veja outras notícias