Notícias

30/11/2016

7ª reunião do Comitê Gestor da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços

Eletrônicos Compartilhados é realizada em Brasília/DF Encontro reuniu representantes das centrais de nove estados e do Distrito Federal

Desde que foi criada, em abril deste ano, a Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados já realizou sete reuniões do Comitê Gestor e Grupo de Desenvolvedores Técnicos. O último encontro aconteceu na segunda-feira, dia 28/11, em Brasília/DF, com a presença de representantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal.

A reunião foi coordenada pelo presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, que também preside o Comitê Gestor. De 10 às 16 horas, representantes das centrais que aderiram ao Portal de Integração dos Registradores de Imóveis Brasileiros – www.registradoresbr.org.br - debateram a padronização dos serviços oferecidos, a possibilidade de uniformização dos valores praticados pelas centrais, a disponibilização gratuita de software básico desenvolvido pela ARISP/IRIB à pequenas serventias de todo o país, entre outros temas.

A interoperabilidade entre as centrais em funcionamento também fez parte da pauta da reunião. Grupo formado pelos técnicos responsáveis pelas centrais está desenvolvendo manual de operação que definirá os padrões de comunicação entre as diferentes plataformas. Atualmente, estão em atividade centrais de 12 unidades da federação e, em breve, outras seis devem entrar em funcionamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB 


•  Veja outras notícias