Notícias

19/07/2013

CIJ realiza nova edição do Curso de Preparação à Adoção

Nos dias 23 e 24 de julho, das 19 às 22 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (CIJ) realiza mais uma edição do Curso de Preparação à Adoção em 2013. A primeira foi realizada em março. 

O curso de preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer de perto o instituto da adoção e aberto à comunidade. A participação nos encontros é requisito obrigatório para o projeto de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas nesse projeto e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos. 

A exemplo dos anteriores, o curso será ministrado pela juíza titular da vara, Katy Braun do Prado, além dos profissionais do Núcleo de Adoção, responsáveis pela organização do curso e orientação para habilitação dos pretendentes.
 
Em março, somente na Capital, disponíveis para adoção havia 14 crianças de seis a 11 anos de idade; 11 estavam na faixa etária de 12 a 15 anos; duas estão acima dos 15 anos e apenas uma com menos de cinco anos. 
 
Importante lembrar que o curso será voltado para a conscientização de adoção necessária que, segundo o ECA, são aquelas em que as crianças já estão prontas para adoção e acolhidas em instituições. 

A programação destes dois dias de trabalho foi dividida em dois momentos: no primeiro será abordado o lado humano, com a apresentação de vídeos, relato de experiências e dinâmicas para os participantes. 

A parte técnica terá responsabilidade da juíza, explanações da assistente social sobre as visitas e a fala da psicóloga sobre como receber as crianças institucionalizadas, quais alterações psicológicas as crianças sofrem. Mais de 60 casais, além de pessoas solteiras, se inscreveram para participar do curso. Ao todo são esperadas 120 pessoas.  

Os interessados em participar do curso podem se inscrever no Fórum da Capital e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3317-3429, 3317-3633 e 3317-3548.


•  Veja outras notícias