Notícias

18/11/2016

TJMG inaugura Fórum de Mediação e Conciliação na capital

Espaço será aberto oficialmente na segunda, 21 de novembro, durante a abertura da 11ª Semana Nacional de Conciliação

A 11ª Semana Nacional de Conciliação e Mediação será aberta oficialmente em Belo Horizonte na próxima segunda-feira, 21 de novembro, às 9h30. Durante a solenidade de abertura, será inaugurado o Fórum de Conciliação, Mediação e Cidadania. O espaço, primeiro do gênero no País, coloca o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na vanguarda das iniciativas em prol da cultura da paz. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deverá prestigiar a cerimônia.

Localizado na Avenida Francisco Sá, 1.409, no bairro Gutierrez, onde acontecerá a 11ª Semana, o Fórum irá reforçar o compromisso do TJMG com a paz social, missão que a instituição persegue, estando em sua base, como um dos seus mais sólidos valores, a cultura da paz. O espaço será dedicado exclusivamente às formas autocompositivas e terá capacidade física para abrigar mais de 6,5 mil audiências por mês.

A 11ª Semana Nacional de Conciliação acontece em todo o País, de 21 a 25 de novembro. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação é uma tentativa de buscar a resolução dialogada para o maior número possível de processos. Lados opostos de uma demanda sentam-se à mesa para negociar e construir juntos a solução para um problema, na presença de um conciliador capacitado. Os acordos definidos serão homologados por um juiz e terão valor de sentença. Em Minas, estão agendas para acontecer, durante a semana, cerca de 25 mil audiências.

Coletiva de Imprensa

Antes da cerimônia de abertura da 11ª Semana e da inauguração do Fórum de Mediação e Conciliação, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, concederá entrevista coletiva à imprensa, no local, às 9 horas.

Confira mais informações sobre a 11ª Semana Nacional da Conciliação no TJMG no hot site www.tjmg.jus.br/conciliar/.

Fonte: TJMG


•  Veja outras notícias