Notícias

19/07/2013

TJRJ: Alunos da Justiça Cidadã aprendem sobre Serviços Extrajudiciais

No último dia 10 de julho, a turma do programa Justiça Cidadã, assistiu à palestra “Atribuições dos Serviços Extrajudiciais”, ministrada pela servidora Andiara Pereira da Silva, da DGFEX-DIPEX. Líderes comunitários, gestores sociais, membros de associações, grupos de voluntários e participantes da sociedade civil que desenvolvem trabalhos comunitários, público-alvo do projeto, pôde sanar dúvidas e entender como funcionam cartórios extrajudiciais e seus serviços. 

Foram distribuídas cartilhas e prestados inúmeros esclarecimentos sobre as serventias, notadamente quanto às questões relacionadas aos registros de nascimento e registros tardios, questões sobre outros tipos de registros e dos atos notariais, visando, esta iniciativa, aproximar o Poder Judiciário do cidadão comum, capacitando-o como agente multiplicador de informações básicas sobre direito, justiça e cidadania. 

O Programa 

O projeto “Justiça Cidadã”, coordenado pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (DEAPE) e supervisionado pela Desembargadora Cristina Tereza Gaulia objetiva capacitar líderes comunitários para que sejam multiplicadores, na comunidade onde vivem, daquilo que aprenderam no treinamento. Os participantes recebem noções de Direito, além de informações sobre o funcionamento do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado.


•  Veja outras notícias