Notícias

08/11/2016

Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais inaugura sede própria

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais inaugura sede própria

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está de casa nova. A sede própria foi inaugurada em concorrida solenidade na manhã de hoje, 4 de novembro, na Rua Goiás, 253, no Centro de Belo Horizonte.

O corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça; o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro; o 1º e o 2º vices-presidentes do TJ, desembargadores Geraldo Augusto e Wagner Wilson, respectivamente, descerraram a placa que marcou a inauguração. No início da manhã, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do TJMG foram hasteadas pelos militares do Centro de Segurança Institucional do TJ na frente do prédio.

Na mesma solenidade, foi inaugurada a foto do desembargador Antônio Sérvulo dos Santos na galeria de retratos de ex-corregedores. O magistrado esteve à frente da Corregedoria entre julho de 2014 e julho de 2016.

Os desembargadores José Fernandes Filho e Márcio Aristeu Monteiro de Barros, ex-presidentes do TJMG,os ex-corregedores Roney Oliveira e Alvim Soares, vários desembargadores e juízes, autoridades dos outros poderes, representantes dos advogados, militares e servidores acompanharam a solenidade no Salão Nobre da Corregedoria, no 14º andar do prédio, onde foi instalada a galeria de fotos dos ex-corregedores.

“Uma sede própria era sonho antigo. Um desejo que, muito provavelmente, começou em 1949, quando da assunção do primeiro corregedor, desembargador Walfrido Andrade, e que certamente também constituiu o anseio dos 38 corregedores que exerceram o comando deste órgão”, disse o corregedor Leite Praça em seu pronunciamento. “Tive a felicidade e a sorte de presidir este ato”, afirmou.

A Corregedoria-Geral de Justiça já teve vários endereços desde sua criação. Inicialmente funcionou no Palácio da Justiça, em seguida no antigo Fórum Lafayette (hoje anexo 1 do TJ) e, a partir de 1980,no novo Fórum Lafayette, o Edifício Milton Campos, no Barro Preto. Depois, por um curto período, a Corregedoria funcionou em um andar do antigo anexo 2 do TJ, passou por dois endereços na Rua dos Guajajaras, no Barro Preto e, por último, mudou-se para a Rua Gonçalves Dias, no Bairro de Lourdes.

As várias sedes foram mencionadasno pronunciamento do corregedor Leite Praça. Ele também relembrou o primeiro quadro de funcionários da Casa, com apenas seis servidores, e a compra do primeiro carro que serviria a Corregedoria, uma Rural Willys, durante a gestão do corregedor Merolino Corrêa.

O corregedor Leite Praça agradeceu ao atual presidente do TJ, desembargador Herbert Carneiro, pelo “incondicional apoio”, ao ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, “que teve papel decisivo na mudança”, ao desembargador Cássio Salomé, superintendente de obras do TJ, que “não mediu esforços para que a mudança ocorresse”, e a todos os que contribuíram para “alcançar o sonho da sede própria”.

“Esperamos que esse novo local de trabalho possa nos trazer mais ânimo e alegria no desempenho das funções”, afirmou. O corregedorfalou também da importância de uma relação saudável com o trabalho, que tem como destinatário o próprio Tribunal e a sociedade. Destacou as ações da Corregedoria em todo oestado e o empenho de servidores e magistrados que atuam na Casa e parabenizou o desembargador homenageado.

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Corregedoria, com “ações que se voltam precipuamente para a Primeira Instância, onde o jurisdicionado realiza seu direito fundamental, de acesso à Justiça”. Ele também destacou o complexo trabalho de fiscalização, orientação e disciplinar realizado pela Casa em todo o Estado e falou da importância de a Corregedoria ter uma “estrutura física mais adequada às suas imprescindíveis funções”.

Dirigindo-se ao desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, o presidente Herbert Carneiro falou da importância de registrar a passagem dos magistrados pela CGJna galeria de retratos de ex-corregedores. Para o presidente, a passagem do magistrado pela Casa “engrandeceu ainda mais a história da Corregedoria”. Ele citou o escritor francês Gustave Flaubert, que disse que “o sucesso não é um objetivo e, sim, uma consequência”, ao se referir ao homenageado.

Galeria de retratos de ex-corregedores

A galeria de retratos dos ex-corregedores recebeu a foto do desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, corregedor do TJMG entre julho de 2014 e julho de 2016. A esposa, parentes, amigos e colegas do magistrado acompanharam o descerramento do pano que cobria a fotografia.

O juiz auxiliar da Corregedoria Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes proferiu uma mensagem para o homenageado. Ele falou do carisma e da liderança, características presentes na personalidade do desembargador Antônio Sérvulo dos Santos.

Segundo o juiz, essas características são exercidas por meio da“firmeza dócil”, da “ansiedade gentil” e da “diplomacia contundente”. Ele afirmou ainda que o desembargador Antônio Sérvulo foi pessoa capaz de “clarear e suavizar” a Corregedoria, possibilitando que as ações da Casa rendessem bons frutos.

Em sua mensagem de agradecimento, o desembargador Antônio Sérvulo dos Santos lembrou o tempo de criança, quando veio com os pais conhecer os prédios mais importantes de Belo Horizonte. Ele contou que o Palácio da Justiça, “um majestoso prédio”, chamou sua atenção e o fez pensar: “vou trabalhar aí um dia”. O magistradotambém relembrou momentos importantes desua carreira no Judiciário e disse-se feliz ao ver seu retrato ao lado dos de outros colegas. O desembargador finalizou falando sobre a importância de as pessoas terem sonhos e disse, por fim, que o sonho daquele garoto que veio do interior conhecer a capital foi realizado.

Fonte: TJMG 


                  Notícias diárias                  Fale conosco

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook http://loja.serjusanoregmg.com.br


Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3656-8415 - Cel Vivo: 31-9-8674-4766

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.papeldeseguranca.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)


Cerificação Digital
Autoridade de Certificação Brasileira de Registros

Plataforma EAD


Apenas para associados
Fale Conosco- Certificação Solicite e-CPF e e-CNPJ Prepare-se! Qualifique-se! Faça sua consulta Jurídica

•  Veja outras notícias