Notícias

31/10/2016

Notários e registradores debatem combate a corrupção

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Notários e registradores debatem combate a corrupção

O XXV Congresso Estadual dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais reuniu cerca de 200 participantes para debater as formas como os cartórios podem auxiliar os órgãos públicos no combate aos crimes de corrupção, como a lavagem de dinheiro e as fraudes no INSS. O evento foi promovido pela Serjus-Anoreg/MG, nos dias 27 e 28 deste mês, em Belo Horizonte.

"Presidente da Serjus-Anoreg/MG defende que notários e registradores sejam parceiros dos órgãos públicos no combate à corrupção"

Quem fez a abertura do congresso foi o presidente da Serjus-Anoreg/MG, deputado Roberto Andrade, que destacou o papel que os serviços extrajudiciais terão nos próximos anos na resolução de crimes contra, especialmente, os serviços públicos. “Tenho certeza de que, com o contínuo aperfeiçoamento da nossa legislação e a evolução tecnológica, os notários e registradores serão cada vez mais importantes aliados da sociedade na redução da criminalidade que está incrustada na vida pública”, destacou.

O presidente posa ao lado do secretário Sérgio Menezes (Defesa-MG), da juíza federal Rogéria Debelli, do vice-presidente Ari Neto, do procurador André Pereira e do corregedor da PF Marcílio Manfré

A primeira parte do encontro foi destinada à mesa redonda que colocou em pauta o tema “Atividade Notarial e Registral como Importante Meio ao Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro”. Participaram das discussões as seguintes autoridades: o secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Sérgio Menezes, a juíza federal Rogéria Debelli, o corregedor da Polícia Federal de Minas Gerais, Marcílio Manfré e o procurador de Justiça André Pereira.

Na segunda parte, o advogado e professor de Direito Celso Campilongo ministrou a palestra “A Gratuidade Rompe com o Equilíbrio do Contrato entre o Estado e os Cartórios”, em que se discutiu como o excesso de isenções das taxas cartoriais dado pelo poder público nos últimos anos tem afetado a atividade dos cartórios. Em seguida, as instrutoras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Juliana Durlo e Renata Simões palestraram sobre a mediação como forma de resolução de conflitos e democratização do acesso à Justiça.

Professor Celso Campilongo debate as gratuidades nos cartórios

 

Mediação foi o tema abordado pelas instrutoras do CNJ

O segundo dia de evento foi dedicado às plenárias específicas de cada especialidade, em que vários temas foram postos em debate de acordo com a necessidade de cada área. As plenárias contaram com a participação de especialistas nos assuntos em discussão.

Plenárias discutiram assuntos de interesse de cada especialidade

Fonte: Assessoria de Imprensa


                  Notícias diárias                  Fale conosco

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook http://loja.serjusanoregmg.com.br


Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3656-8415 - Cel Vivo: 31-9-8674-4766

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.papeldeseguranca.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)


Cerificação Digital
Autoridade de Certificação Brasileira de Registros

Plataforma EAD


Apenas para associados
Fale Conosco- Certificação Solicite e-CPF e e-CNPJ Prepare-se! Qualifique-se! Faça sua consulta Jurídica

•  Veja outras notícias