Notícias

17/07/2013

Reclamação contra vizinho e briga no trânsito poderão ser resolvidas em cartório

Ficou mais fácil encontrar uma solução para problemas de condomínio, brigas de trânsito, de consumidor, etc. no Estado de São Paulo. Fora a Justiça comum, tribunais de pequenas causas e órgãos de defesa do consumidor, os cartórios também fazem conciliação e mediação de conflitos.

O armário veio sem puxador, o sofá com furo, a ´porta da cômoda não fecha, o vizinho de cima do seu apartamento faz barulhos insuportáveis? Se o Procon não puder solucionar, o melhor agora é procurar o juizado especial para resolver judicialmente a situação.

Problemas que não deu pra resolver no diálogo e que, na Justiça, demorariam demais agora poderão ser solucionados nos cartórios do Estado de São Paulo, em audiências de mediação e conciliação.

Quem tem uma reclamação poderá procurar o cartório perto de casa e marcar uma data para a audiência de conciliação. É o cartório que vai chamar a outra parte. O preço do serviço começa em R$ 180 e varia de acordo com o valor da causa. A possibilidade de fazer um acordo no cartório vai desafogar a justiça e facilitar a vida da população.

"Hoje, o Juizado Especial está sempre nas comarcas, nos grandes centros, onde existe o Fórum; os registros civis, os cartórios, eles estão em todo lugar. Nos distritos menores, nos municípios, todo lugar tem cartório. Com isso, o Estado vai poder oferecer a possibilidade de solução consensual para todos os lugares", diz a tabeliã Érica Barbosa e Silva.


•  Veja outras notícias