Notícias

10/10/2016

Durante a programação de hoje, juízes conhecem projetos relacionados com a Primeira Instância

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Durante a programação de hoje, juízes conhecem projetos relacionados com a Primeira Instância

O 20º Encontro da Corregedoria (Encor) foi aberto, no início da noite de ontem, 6 de outubro, em Tiradentes, com a presença de 116 juízes de direito das regiões 2 e 3 de atuação da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A palestra foi proferida pelo psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes. O encontro, resultado da parceria entre a Corregedoria e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), segue até o fim da tarde de sexta-feira com debate de temas de interesse da Justiça de Primeira Instância.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça, e o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson, fizeram a abertura do encontro. O demais dirigentes do Tribunal, o presidente, desembargador Herbert Carneiro, o 1º vice-presidente, desembargador Geraldo Augusto, o 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Pena, vários desembargadores e juízes auxiliares dos dirigentes também participam do encontro. O Coral e a Orquestra Jovem do TJMG cantaram os hinos nacional e do TJMG. Veja mais fotos no Flickr.

Em sua mensagem, na abertura do Encor, o corregedor André Leite Praça destacou a importância do encontro, para o debate de ideias e compartilhamento de iniciativas. “Um encontro é sempre um momento único para avaliação do trabalho que vem sendo feito”, disse o corregedor. Ele também chamou a atenção para a necessidade de o juiz ser gestor da sua unidade judiciária. “Os magistrados são os gestores dos processos, dos recursos e das pessoas”, destacou o corregedor, que é também o superintendente da Justiça de Primeira Instância.

A reestruturação da Corregedoria, regulamentada pela Resolução 821/2016, foi abordada pelo corregedor. O novo desenho, segundo ele, dará a Corregedoria mais dinamicidade na execução de suas funções. O corregedor falou ainda sobe o novo Plano de Fiscalização implementado, elaborado a partir de critérios estatísticos e destacou a inclusão de Belo Horizonte no novo Plano de Fiscalização.

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, falou sobre a consolidação do Encor como um importante espaço de aproximação e debate entre a Corregedoria e os juízes. “É momento de repensar os resultados que nosso trabalho tem gerado e de nos perguntarmos: conseguimos ver a Justiça se concretizar? As decisões refletem o desejo, ou melhor, o direito do cidadão? Como atender, da forma mais eficiente, aqueles que batem às nossas portas todos os dias pedindo proteção, Justiça e atenção?”, questionou.

Para o 2º vice-presidente, o encontro deve servir de motivação para a busca de “procedimentos desburocratizados, ágeis, eficientes e, ao mesmo tempo, seguros, capazes de efetivar a Justiça.” Ele desejou ainda um encontro produtivo aos participantes: “Possam os ideais de independência e Justiça Social, plantados um dia nessa terra, florescerem em nossas discussões, sinalizando que, compartilhados, os desafios podem ser enfrentados e vencidos.”

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, comemorou a realização do Encor e ressaltou a importância da motivação de todos, tema da palestra do médico e psicanalista Jorge Forbes. O desembargador abordou a crise econômica vivenciada pelo país e contou que, nesses 100 dias em que está à frente do TJMG, tem dedicado especial atenção a questões orçamentárias diariamente, na “difícil engenharia de conseguir compatibilizar as nossas receitas com nossas despesas.”

O presidente Herbert Carneiro também falou da importância de o juiz ser um gestor, de ser um líder na sua unidade, e reafirmou o papel da Ejef na busca desse objetivo. Destacou a existência de planejamento e orçamento destinados à formação de magistrados e servidores. O presidente citou ainda algumas ações de melhoria já desenvolvidas durante sua gestão, como o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) e Sistema Eletrônico de Informações (Sei).

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Torres Soares, falou da importância de a Amagis estar presente nesses encontros, pois cria-se uma oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos dirigentes e para ampliar a interação da Amagis com os magistrados. Falou das constantes viagens que tem feito pelo interior do Estado, para conhecer a realidade das comarcas do interior, parabenizou os juízes que atuaram nas eleições, “que demonstraram sua competência”, e fez um breve abordagem das ações em andamento na Amagis.

Palestra

Em sua palestra, “Como viver em Terra 2?”, o médico psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes abordou as mudanças trazidas pela contemporaneidade que acabam por criar um “novo mundo”, que ele convencionou chamar de “Terra 2”. Essa nova Terra, segundo o palestrante, traz novidades em diversas situações: na política, nas relações interpessoais, no pensamento dos jovens, nas relações de trabalho, entre outras.

O palestrante apresentou um breve histórico das várias éticas que foram surgindo com o desenvolvimento da humanidade. Citou a ética natural, religiosa, racional, da desconstrução e o novo humanismo, que está em emergência. Segundo ele, a contemporaneidade está produzindo pessoas completamente diferentes, o que torna necessária a elaboração de novas respostas.

Segundo Jorge Forbes, essas mudanças se refletirão em toda a sociedade e no Direito. Nesse contexto, serão apresentadas aos julgadores novas questões, como por exemplo, relacionadas com a vida e a morte, com a genética, entre outros questionamentos do momento.

Encor

O Encor é uma realização da Corregedoria Geral de Justiça, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e apoio da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom). Tem como objetivo a discussão de temas relacionados à rotina forense e a promoção da interação entre a Corregedoria e os juízes do interior. Esta é a 20a edição do encontro, que começou a ser realizado em 2005.

Fonte: TJMG


                  Notícias diárias                  Fale conosco

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook http://loja.serjusanoregmg.com.br


Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3656-8415 - Cel Vivo: 31-9-8674-4766

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.papeldeseguranca.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)


Cerificação Digital
Autoridade de Certificação Brasileira de Registros

Plataforma EAD


Apenas para associados
Fale Conosco- Certificação Solicite e-CPF e e-CNPJ Prepare-se! Qualifique-se! Faça sua consulta Jurídica

•  Veja outras notícias