Notícias

27/09/2016

Cartórios perdem pelo menos um quarto dos serviços - Jornal O Tempo

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Cartórios perdem pelo menos um quarto dos serviços - Jornal O Tempo

A desaceleração da economia e a queda das vendas de imóveis estão afetando os serviços dos cartórios de notas em Belo Horizonte. Segundo a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais e tabeliã do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte, Walquíria Mara Graciano Machado Rabelo, os cartórios sofreram uma queda de até 25% nos serviços prestados, ou seja, um quarto do volume total, nos últimos 12 meses. Para uma fonte ligada ao setor que não quis se identificar, porém, essa porcentagem chega a pelo menos 50%.

Segundo Walquíria, o problema não acontece apenas em Minas Gerais. “Realizamos o Congresso Notarial Brasileiro em setembro, e em todo o país o quadro é o mesmo. Os cartórios de registro de imóveis também estão apresentando queda nos serviços prestados, junto com a retração do financiamento imobiliário”, diz. As operações de crédito liberadas por bancos registraram queda de 0,4% em julho deste ano, segundo levantamento do Banco Central.

“O cartório é um termômetro da economia. Quando ela se retrai, o movimento dos cartórios cai”, diz o advogado especializado em direito notarial e registral Bernardo Freitas Graciano.

O serviço mais comprometido, segundo Walquíria, é a elaboração de escrituras, que representa 60% do faturamento dos cartórios. “As pessoas estão deixando as escrituras nos cartórios, tenho vários processos parados. Elas priorizam outras despesas, deixam para fazer a escritura quando a situação do país melhorar”, diz.

O custo da escritura varia de acordo com o valor do imóvel, e é tabelado. O documento de um imóvel de R$ 210 mil, por exemplo, custa cerca de R$ 1.935.

Corte de pessoal. Para enfrentar a crise, alguns cartórios estão reduzindo a equipe. “Eu tinha 62 funcionários e demiti 18”, conta Walquíria. A redução, nesse caso, é de 29%. “Outra ação que fizemos para atrair a clientela foi aumentar o horário de funcionamento. Estamos abrindo das 8h às 18h”, conta a tabeliã. Para ela, a crise vai passar com a retomada da economia. “Mas isso ainda vai demorar”, opina.

Sem crise. Segundo a tabeliã Walquíria Rabelo, outros serviços do cartório, como hipotecas e dação em pagamento (dívidas pagas com imóveis), não tiveram queda nos últimos 12 meses.

Contrato pode ter valor de escritura

O contrato de compra de um imóvel por meio de financiamento bancário tem valor de escritura no Brasil. Isso leva alguns compradores a não se preocupar em fazer a escritura. Porém, quando o contrato é feito entre particulares, os riscos aumentam.

“Se a pessoa não faz a escritura e o antigo proprietário tiver algum problema na Justiça, o imóvel pode ser penhorado ou hipotecado”, explica a tabeliã do 9º Ofício de Notas de Belo Horizonte, Walquíria Mara Graciano Machado Rabelo.

 Fonte: Jornal O Tempo


                  Notícias diárias                  Fale conosco

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook http://loja.serjusanoregmg.com.br


Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3656-8415 - Cel Vivo: 31-9-8674-4766

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.papeldeseguranca.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)


Cerificação Digital
Autoridade de Certificação Brasileira de Registros

Plataforma EAD


Apenas para associados
Fale Conosco- Certificação Solicite e-CPF e e-CNPJ Prepare-se! Qualifique-se! Faça sua consulta Jurídica

•  Veja outras notícias