Notícias

28/05/2016

NOTA DE FALECIMENTO: JAIR LEONARDO LOPES

Faleceu nesta sexta-feira (27) Jair Leonardo Lopes, pai do ex-diretor da Serjus-Anoreg/MG e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg-MG), Maurício Leonardo. O velório será realizado neste sábado (28), a partir das 7h, no Funeral House – Av. Afonso Pena, 2158, bairro Funcionários, Belo Horizonte.  

Nascido no dia 31 de maio de 1924, em Itamarandiba, ingressou aos quadros da OAB mineira em 1950, aos 26 anos. Presidiu a instituição entre 1987/1991. Foi professor, coordenador da Faculdade de Direito da UFMG e desembargador do TJMG. 

Recentemente, em 6 de abril de 2016, realizou sustentação oral no TJMG, sendo aclamado por membros da magistratura e da advocacia. Jair Leonardo Lopes integrou a comissão revisora do anteprojeto do Código Penal de 1984, lei em vigor até os dias atuais.   

Com mais de 60 anos de militância no direito penal, em recente entrevista ao jornal da OAB/MG (que será veiculada na próxima edição), Jair Leonardo afirmou não se lembrar do número de processos em atuou, tamanha a quantidade de trabalhos realizados. 

Jair Leonardo Lopes foi membro do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Conselho de Defesa da Pessoa Humana, do Instituto de Ciências Penais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Academia Mineira de Letras Acadêmicas, entre outras. 

Também é pai do presidente da OAB/MG, Marcelo Leonardo (gestões 1998/2000 e 2001/2003) e avó do atual diretor tesoureiro, Sérgio Leonardo. 


•  Veja outras notícias