Notícias

09/05/2016

Nomes 'diferentes' garantem exclusividade no RG

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Nomes 'diferentes' garantem exclusividade no RG

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo 2010 indica que os nomes mais utilizados pelos brasileiros são Maria e José. Em Jundiaí, apesar de a tendência ser seguida, há quem não deixe de lado a exclusividade de um nome diferente.

Segundo a escrevente autorizada do 1º Cartório de Registros de Jundiaí, Aparecida Eliana Basílio Calhiarana, os nomes mais utilizados para os registros nos últimos meses são Julia (Giulia), Cauã, Miguel, Pedro Henrique, Alice e Valentina. "Tem gente que coloca nomes influenciados por personagens de novelas, artistas, músicos", comenta.

Foi o caso de Willi Budri, 21 anos, professor de inglês. "Meu pai era fã de filmes de faroeste e tinha um personagem que se chamava Willi. Foi daí que veio o meu nome. Nunca tive problemas com o nome nem tive que dividir espaço na caderneta de chamadas da escola por isso", brinca. O professor afirma manter o estilo exclusivo quando tiver filhos.

Aldiane Samara Elher de Moraes, 25 anos, estudante de publicidade, vive situação diferente de Willi. "As pessoas sempre erram o meu nome. Têm dificuldades para pronunciar. Já sofri muito com isso. Agora encaro de outra forma. Para não ter erro, em vez de ditar, eu escrevo o meu nome", brinca. A moca conta que seu nome surgiu da junção de nomes de duas avós de uma aluna que o pai, professor, teve. "Foi uma forma que ele achou de homenagear", explica.

A dona de casa Rinovalda Fernandes Piovesan, 79 anos, sempre se sentiu exclusiva. "Quando entrei na escola, o diretor foi procurar a origem do meu nome. Não encontrou. Como é tão diferente, ninguém me chama pelo nome corretamente", conta a mulher. A curva fora do padrão de seu nome nunca chegou a atrapalhá-la.

Persistentes

De acordo com estatística de Eliana Gomes de Oliveira, escrevente autorizada e responsável pelo registro de nascimentos do 2º Cartório de Jundiaí, o nome composto iniciado por Maria foi o mais utilizado no ano passado, seguido por Davi e Artur para os meninos. "Acredito que as pessoas se inspiram nas novelas e pelos personagens mais interessantes", comenta.

Apesar da maior parte dos nomes registrados no Basil serem comuns, sendo Maria o preferido, com frequência de 11,7 milhões de pessoas; e José para os homens, com 5,7 milhões de pessoas; os nomes com letras em dobro como Isabelly também são utilizados, assim como Alana, Lorenzo, Nina, Krystopher, Hanna, Kiara, Emily, Tauane, Marjorie e Eloá.

Fonte: Jornal de Jundiaí


Notícias diárias

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook http://loja.serjusanoregmg.com.br
A MAIS ANTIGA
ASSOCIAÇÃO DE MG


Serjus- Anoreg/MG
Rua Cônego Rocha Franco 16
Bairro Gutierrez
Belo Horizonte - MG
CEP: 30441-045
Telefone: 31-3298-8400
suporte@serjus.com.br

Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3298-8415 - Cel Oi: 31-9-8567-9517

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.sejus.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br


Fale conosco
via formulário

Convênios

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se à Coopnore Fale Conosco Associar-se a Serjus Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)

Autoridade de Certificação Brasileira de Registros

Plataforma EAD


Apenas para associados
Fale Conosco Solicite e-CPF e e-CNPJ Prepare-se! Qualifique-se! Faça sua consulta Jurídica

•  Veja outras notícias