Notícias

06/04/2016

Notários do Brasil já podem integrar a Comissão Permanente de Conciliação e Mediação do Colégio Notarial do Brasil


CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Notários do Brasil já podem integrar a Comissão Permanente de Conciliação e Mediação do Colégio Notarial do Brasil

Coordenado pela notária e registradora mineira Letícia Franco Maculan Assumpção, grupo visa aperfeiçoar a resolução extrajudicial de conflitos no Brasil.

Com o intuito de regularizar e padronizar a Conciliação e Mediação extrajudicial – estabelecida através do Novo Código de Processo Civil -, o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) instituiu a Comissão Permanente de Conciliação e Mediação para tratar do assunto. A membro da Comissão de Assuntos Americanos (CAA) da União Internacional do Notariado (UINL) e titular do Cartório do Barreiro (Belo Horizonte, MG), Letícia Franco Maculan Assumpção, foi designada pela diretoria do CNB-CF para coordenar o grupo.

Para Letícia, as Comissões Permanentes darão maior visibilidade às matérias escolhidas. “O esforço concentrado do responsável pela comissão proporcionará ao notariado brasileiro um desenvolvimento mais célere, na concretização e unificação de procedimentos relacionados aos temas, bem como na elaboração de cursos e treinamentos específicos”, aludiu.

A tabeliã ainda destacou que o notariado do tipo latino já possui como atribuição a prevenção de litígios e a mediação e a conciliação são decorrência de tal atribuição. “Penso que temos que trabalhar um procedimento para conciliação e mediação extrajudiciais, buscando uma atuação uniforme em todo o território nacional. Em breve entrará em vigor o Novo Código de Processo Civil, que oferece aos cidadãos alternativas para resolver conflitos, entre as quais figuram a mediação e a conciliação no ambiente dos cartórios”, destacou a notária.

“A opção extrajudicial é especialmente importante agora, posto que, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passa de 95 milhões o número de processos no sistema judiciário brasileiro (com ingresso de 28 milhões de processos a cada ano). O Ministério da Justiça reconhece que cerca de 60% dos processos que tramitam nos tribunais seriam passíveis de mediação”, explicou a coordenadora da comissão.

Letícia também ressaltou que é fundamental realizar com maestria as atribuições notariais instituídas pelo Novo CPC, como a ata notarial como instrumento de prova e a usucapião extrajudicial e salientou a importância da atuação das entidades de classe no aprimoramento dos serviços. “Entendo ser necessário um esforço conjunto de todas as associações de notários e registradores, principalmente do CNB, para capacitar os notários brasileiros para enfrentarem os desafios que se apresentam, de modo a garantir o sucesso que já vem ocorrendo com os inventários e divórcios extrajudiciais. Colaborarei o máximo que puder para o sucesso de tais iniciativas”, finalizou.

Os notários que quiserem participar da Comissão de Conciliação e Mediação do CNB-CF devem manifestar interesse através do e-mail conciliacaoemediacao@notariado.org.br .

 

Fonte: Colégio Notarial do Brasil


Notícias diárias

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook loja.serjusanoregmg.com.br
A MAIS ANTIGA
ASSOCIAÇÃO DE MG


Serjus- Anoreg/MG
Rua Cônego Rocha Franco 16
Bairro Gutierrez
Belo Horizonte - MG
CEP: 30441-045
Telefone: 31-3298-8400
suporte@serjus.com.br

Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3298-8415 - Cel Oi: 31-9-8567-9517

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.sejus.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)

•  Veja outras notícias