Notícias

05/04/2016

Guarda compartilhada ainda enfrenta resistência, diz especialista


CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Guarda compartilhada ainda enfrenta resistência, diz especialista 

Desavenças entre os cônjuges separados não impedem o compartilhamento da guarda. Com esse entendimento, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reformou julgado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que negou a guarda compartilhada, “dada a extrema beligerância e dificuldade de diálogo entre o casal”. 

No caso, o TJRS concedeu a guarda à mãe, fato que ensejou o recurso do pai ao STJ. O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, acolheu o pedido. Segundo ele, a guarda compartilhada passou a ser a regra no Direito brasileiro, uma vez que ambos os genitores têm direito de exercer a proteção dos filhos menores. Sanseverino acrescentou que já está ultrapassada a ideia de que o papel de criação e educação dos filhos estaria reservado à mulher. O STJ determinou o retorno do processo ao TJRS para novo julgamento do pedido de guarda. 

Para o professor Waldyr Grisard Filho, presidente da Comissão de Ensino Jurídico de Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), esse entendimento consolida a guarda compartilhada como uma resposta eficaz à continuidade das relações dos filhos com seus dois pais após a ruptura da família conjugal, independentemente de litígio ou consenso entre as partes. E, ainda, assegura e reserva a cada um dos pais seu papel na criação e desenvolvimento de seus filhos pelo exercício comum da autoridade parental. 

“A decisão olha para além do egoísmo dos pais, reequilibrando os papéis parentais. A nova regra, acolhida pelo STJ, retirou de um dos cônjuges a potestade na escolha do modelo de guarda”, diz. 

O professor explica que a solução para desavenças, ausência de diálogo e, mesmo, sérios desentendimentos entre os pais não está na definição da guarda. Isso porque a definição da guarda é a solução para o melhor interesse da criança. “A decisão do STJ concretiza o ideal da Lei da Guarda Compartilhada: não é preciso que os pais se acertem como casal, mas como pai e mãe. Não é o litígio que impede a guarda compartilhada, mas o empenho em litigar, que corrói a possibilidade de diálogo”, ressalta. 

Segundo ele, a Lei da Guarda Compartilhada trouxe uma nova mentalidade sobre a convivência com o filho. No entanto, ainda causa resistências à nova realidade. “A partir da nova ordem constitucional, com a revalorização dos sujeitos, a igualdade entre cônjuges e filhos, a paternidade responsável e o dever conjunto de criação e educação dos filhos, a discriminatória e habitual guarda materna cedeu lugar a uma nova concepção ao exercício da responsabilidade parental, apontando decididamente para a reconsideração do paradigma tradicional. Iniciou-se uma viagem sem volta nos cuidados aos filhos de pais separados e a guarda compartilhada galhardeia a dignidade das pessoas envolvidas. Uma nova mentalidade está em curso e a decisão do STJ é exemplo disso”, reflete. 

O professor afirma que ainda existem barreiras quanto à efetiva aplicação da Lei da Guarda Compartilhada. “A decisão do TJRS, reformada pelo STJ, é claro exemplo disso”, assegura. 

“A guarda compartilhada ainda demanda de advogados, promotores de justiça, magistrados e, principalmente dos pais, novas rotinas, reestruturações e concessões diversas, as quais exigem esforços de adequação e aprendizado consciente do ideal a ser buscado no exercício do poder familiar, a bem do menor”, destaca. 

Saiba mais: 

O que realmente muda com a nova lei da guarda compartilhada 

Entra em vigor lei que prioriza guarda compartilhada de filhos 

Fonte: Ibdfam


Notícias diárias

Assista no Youtube
programas completos

Grupo de estudos para concursos de cartórios

LOJA VIRTUAL DA ESNOR


Cursos-On-Line, Livros, Apostilas
Cartão 6x sem aumento
Boleto com desconto
www.serjus.com.br Link TV Catório  Entre no Grupo: Facebook loja.serjusanoregmg.com.br
A MAIS ANTIGA
ASSOCIAÇÃO DE MG


Serjus- Anoreg/MG
Rua Cônego Rocha Franco 16
Bairro Gutierrez
Belo Horizonte - MG
CEP: 30441-045
Telefone: 31-3298-8400
suporte@serjus.com.br

Unimed Regional
Unimed Estadual

Compartilhe no Face

ESNOR - Escola Superior de
Notários e Registradores

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar
Lourdes - Belo Horizonte - MG - Cep: 30140-092
Tel: fixo 31- 3298-8415 - Cel Oi: 31-9-8567-9517

E-mail: esnor@esnor.com.br
Site: www.sejus.com.br Planos para associados Compartilhe com amigos Site: www.esnor.com.br

Convênios


Fale conosco
via formulário

Notas, Protesto, RI, RTDPJ, RCPN
Aposentados
Associar-se a Serjus Fale Conosco Associar-se a Coopnore Assinar Fóruns de Discussão- (anualmente)

•  Veja outras notícias