Notícias

18/03/2016

Seminário comemorativo da Serjus atrai mais de 400 participantes

Seminário comemorativo da Serjus atrai mais de 400 participantes

Para comemorar 80 anos de existência, a Serjus-Anoreg/MG – a mais antiga entidade representativa dos notários e registradores mineiros – realizou um grande evento para debater as modificações na legislação que trazem novas atribuições à classe notarial e registral. Mais de 400 inscritos estiveram presentes ao “Seminário Serjus 80 Anos”, realizado nesta quinta-feira (17), no The One Business, em Belo Horizonte.

Participantes enchem auditório em que foi realizado o seminário

O seminário discutiu os seguintes temas, em três painéis: Estatuto da Pessoa com Deficiência, Registro Eletrônico e Usucapião Administrativa (Extrajudicial). Cada painel contou com a participação de especialistas renomados nos assuntos, que debateram a atuação do notário e registrador diante das novas demandas criadas por alterações legislativas.

Quem abriu o evento foi o presidente da Serjus-Anoreg/MG, deputado Roberto Andrade, que ressaltou a importância da entidade para a classe na valorização da atividade de notas e de registro. “Com muito esforço e muita luta, conseguimos fazer com que a nossa categoria esteja cada vez mais a serviço da sociedade, com o aumento de funções que visam ao melhor funcionamento das relações sociais”, disse.

Autoridades marcam presença na abertura do evento ao lado de Roberto Andrade

O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, participou da abertura do seminário e cumprimentou a Serjus-Anoreg/MG pela longevidade da associação. “São poucas as entidades que conseguem atingir uma data tão marcante, o que demonstra a força e a coesão que os notários e registradores têm”, afirmou.

Corregedor parabeniza Serjus pelos 80 anos

Glenio Martins, secretário de desenvolvimento agrário de Minas Gerais, também marcou presença no evento. Ele fez questão de lembrar que, sem o apoio dos cartórios, o Governo de Minas não conseguirá promover a regularização fundiária, uma questão que aflige muitos mineiros que detêm a posse efetiva de seus terrenos, mas não a titulação.

Francisco Rezende fala das perspectivas para a classe

Já o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG), Francisco Rezende, que presidiu a Serjus-Anoreg/MG por dois mandatos e hoje é membro da diretoria, parabenizou o trabalho de Roberto Andrade à frente da presidência da associação e destacou os desafios que a classe enfrenta atualmente, como a modernização e informatização dos serviços notariais e registrais.

Painéis

No Painel I - “As alterações do Código Civil frente ao Estatuto da Pessoa com Deficiência”, foram convidados os debatedores Clayton Resende, juiz de Direito da 5ª Vara de Família da Comarca de Belo Horizonte, e Rodrigo Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM). O debate foi mediado por Wânia Triginelli, coordenadora da Escola Superior de Notários e Registradores (Esnor).

Debatedores do Painel I

O Painel II – “Registro Eletrônico” foi mediado por Fernando Nascimento, vice-presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais, com a participação dos debatedores Iácones Vargas, gerente da Genot – Gerência de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ-MG), e Julio Cesar Britto, diretor presidente da Quality Software.

Debatedores do Painel II

Por fim, o Painel III – “A Usucapião Administrativa como instrumento contemplado no novo Código do Processo Civil” foi debatido por Simone Abras, juíza auxiliar da CGJ-MG, Gilberto Netto, instituidor da Comissão de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Marcelo Couto, tesoureiro do Cori-MG, sendo mediados por Francisco Rezende.

Debatedores do Painel III

Fonte: Assessoria de Imprensa, Serjus_Anoreg/MG


•  Veja outras notícias