Notícias

20/01/2016

MG: TJ concede a transexual o direito de mudança de nome

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

A ENTIDADE MAIOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA CLASSE DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.


Uma transexual que nasceu com o sexo masculino conseguiu judicialmente a retificação do registro de nascimento para que nele conste o nome feminino escolhido por ela. A decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou a sentença de primeira instância da comarca de Uberlândia, que havia julgado improcedente o pedido. 

A transexual recorreu da sentença argumentando que sofria constrangimentos devido à incompatibilidade das informações constantes em seus documentos com sua aparência física. Ela alegou ainda que a decisão de primeira instância afronta o princípio constitucional da dignidade humana. A Procuradoria-Geral de Justiça se manifestou pelo provimento do recurso. 

Para o relator do processo, o juiz de direito convocado Fernando de Vasconcelos Lins, a apelante tem o transtorno de identidade sexual, de acordo com diagnóstico médico, o que converge com a pretensão de mudança do nome no seu registro civil. O magistrado usou como fundamento o artigo 55 da Lei 6.015/73, que autoriza a mudança do nome quando sua manutenção expõe seu titular a situações constrangedoras e vexatórias. 

“O nome constitui um dos atributos mais importantes da personalidade, pois é através dele que a pessoa é conhecida na sociedade. No caso, o fato de a apelante viver publicamente como mulher justifica o pedido de alteração do nome no seu assento de nascimento”, disse o relator. 

O juiz negou, no entanto, a alteração da designação do sexo de masculino para feminino, uma vez que, mesmo com o diagnóstico do transtorno de identidade sexual, a pessoa não se torna do sexo feminino, do ponto de vista genético. O magistrado concluiu que, se a carga genética continua a mesma, não há como alterar o sexo no registro civil, pois essa alteração, na realidade, não ocorreu. 

Os desembargadores Versiani Penna e Áurea Brasil votaram de acordo com o relator. 

Fonte: TJMG


CURSO DE ELABORAÇÃO DE ATOS NOTARIAIS E DE REGISTRO  

A ESNOR oferece aos seus alunos e parceiros o curso de Elaboração de Atos Notariais e de Registro. Participe e adquira os conhecimentos gerais para a lavratura dos atos do Tabelionato de Notas, Registro de Imóveis e de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Para você que já é colaborador da área, aproveite a oportunidade para qualificar-se e estender seus conhecimentos.

As aulas serão de âmbito prático e teórico onde serão apresentados os devidos requisitos, documentações e legislações pertinentes aos atos elaborados pelos Notários e Registradores.

Estudantes em geral. 

Joana Araújo - Tabelionato de Notas
 
Flávia Mendes - RCPN
 
Patricia Lessa - RI
 

08hs/a Tabelionato de Notas
 
08hs/a Registro de Imóveis
 
04hs/a RCPN
 
 
 
26/02/2016 - Registro Civil das Pessoas Naturais- 19:00 ás 22:40.
 
27/02/2016 - Tabelionato de Notas - 09:00 ás 17:40 (com intervalo para almoço)
 
28/02/2016 -Registro de Imóveis - 09:00 ás 17:40 (com intervalo para almoço)
 
 
 
Rua Gonçalves Dias, 2132 / 503, Lourdes - Belo Horizonte/MG
 
obs: o curso será somente presencial.
 
 
 
Wânia Triginelli
 
 
 
 
O curso será ministrado com base na teoria já conhecida, aplicando à prática dos atos notariais e de registro.
 
 
 
 
R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais) - associados SERJUS e ex-alunos 2014/2015 ESNOR.
R$700,00 (setecentos reais) - demais públicos
 
Pagamento à vista.
 
 
 
VAGAS LIMITADAS!
 
Associado SERJUS para obter o desconto, deverá estar com a contribuição em dia, além de ser associado por pelo menos três meses.
 
Não reservaremos vagas, portanto, a mesma será confirmada na data da quitação do boleto.
 
A ESNOR/SERJUS se reserva o direito de não realizar o curso, ou adiar seu início, em virtude da insuficiência de alunos para fechamento da turma.
 
 

•  Veja outras notícias