Notícias

13/01/2016

Avanço: guarda compartilhada completa um ano

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

A ENTIDADE MAIOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA CLASSE DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.


No dia 22 de dezembro de 2015, a Lei nº 13.058, conhecida como Lei da Guarda Compartilhada, completou um ano de sanção. Embora a legislação esteja em vigência há pouco tempo, os impactos no direito de família são visíveis. Segundo informações do Atlas da Guarda Compartilhada no Brasil, antes da sanção apenas 7% das decisões de guarda nas Varas de Família em todo país seguiam a nova lei. Hoje, a decisão padrão é optar pela guarda compartilhada, o que fez com que a aplicabilidade da lei alcançasse 30% dos casos.

Segundo a juíza da Terceira Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Várzea Grande e militante da causa, Jaqueline Cherulli, os anos de 2014 e 2015 foram decisivos no avanço da luta pela Igualdade Parental. “Apesar de existir uma legislação federal específica sobre o assunto desde 2008, a sociedade brasileira despertou para esse tema somente a partir de 2014. E, embora os números demonstrem um crescimento substancial na aplicação da lei, ainda existem resistências tanto por parte dos operadores do Direito quanto pela sociedade. Está arraigado no imaginário social que a aptidão para cuidar dos filhos é inata à mulher, mas isso não é verdade”, diz.

A juíza explica que a nova lei surgiu justamente para desmistificar essa ideia, uma vez que reconhece pais e mães como igualmente aptos para cuidar da educação da criança e prevê uma divisão mais equilibrada do tempo que os pais separados devem passar com os filhos. “Existe uma série de mitos que envolvem a guarda compartilhada. Entre eles, a falta de entendimento do conceito da lei. A lei prevê a igualdade parental nas decisões que envolvem o bem-estar dos filhos. Isso não significa que os pais devem equiparar o tempo de convivência nem estabelecer a coabitação imediatamente. É preciso respeitar a realidade dos ex-cônjuges, realizando essa convivência igualitária aos poucos, de forma gradual”, explica.

Sobre como aumentar a aplicabilidade da lei, ela argumenta que a diminuição dos altos índices de homologação ajudaria a aumentar a aplicação da lei da aguarda compartilhada. “Nos acordos consensuais, por exemplo, não há espaço para trabalhar o modelo, principalmente, quando os pais elegem um modelo de guarda unilateral. Quando se trata de divórcios extrajudiciais fica ainda mais difícil introduzir essa nova cultura”, salienta.

Em Mato Grosso, o Poder Judiciário também tem se movimentado para auxiliar a enraizar a cultura da guarda compartilhada. A própria juíza Jaqueline Cherulli realizou palestras no Brasil e no exterior e participou de audiências públicas sobre o tema. Em 2015, também foi realizada a primeira oficina piloto de Parentalidade e Divórcio, que orienta pais e educadores sobre como agir durante um divórcio e alerta sobre a alienação parental. No mesmo período, foram realizadas na Capital e no interior as primeiras audiências de constelação. Sem contar com o lançamento da primeira cartilha sobre alienação parental, que está sendo utilizada como fonte de estudo em todo o país.

Nacionalmente, a luta pela cultura da guarda compartilhada também ganhou um importante aliado, o Atlas da Guarda Compartilhada no Brasil. O documento traz um balanço analítico minucioso das estatísticas de concessões de guardas compartilhadas no Brasil entre os anos de 2003 e 2013 por níveis geográficos de informação e ainda reúne informações sobre a desigualdade parental no país.

“As informações mapeadas pelo Atlas servirão de base para compreensão dos motivos que levam os pais a aceitarem bem ou não o novo modelo de guarda em cada região. Dessa maneira, será possível compreender e agir de forma a implantar ações mais efetivas pela causa. Também será desenvolvido em parceria com o Atlas um mapeamento em cada juízo para saber mais sobre a aplicação da lei em cada comarca”, disse Cherulli, que ainda contou que na Comarca de Várzea Grande, a aplicação da Guarda Compartilhada teve, no ano de 2014, uma média 7,5%, superando a média nacional.

Para 2016, a juíza antecipa que o Poder Judiciário está planejando várias ações. “Este ano o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Várzea Grande vai receber a primeira oficina de Parentalidade e Divórcio. Em seguida, a oficina deverá ser estendida às demais comarcas. As constelações também serão uma ferramenta que será disseminada para estimular a guarda compartilhada”, conta Cherulli.

Para finalizar, a magistrada disse que o objetivo não é apenas aumentar as estatísticas, mas possibilitar um crescimento saudável e feliz para todas as crianças. “O ônus da ruptura entre casais, durante décadas, foi imputado aos frutos destes relacionamentos. A valorização jurídica do afeto e a busca pela igualdade parental fez com que o Brasil obtivesse poderoso instrumento de resgate de vínculos e pacificação dos laços parentais. A guarda compartilhada é o amor da família que nunca acaba. É a lei do amor!”. 

FonteA Tribuna

SEJA BEM VINDO:

GRUPO ESTUDO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

CURSOS ON- LINE DIREITO BRASILEIRO, NOTARIAL E REGISTRAL.

ENTRE NO GRUPO PARA RECEBER INFORMAÇÕES DE ÚLTIMA HORA

 

CURSO ATUALIZADO PREPARATÓRIO  PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E OUTROS CONCURSOS PÚBLICOS:

DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO

  • CONCURSANDOS EM GERAL CUJO CONCURSO EXIGE AS MESMAS DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • Estudantes de Direito

  • Oficiais Registradores, Tabeliães de Notas e de Protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório, com a finalidade de ATUALIZAR-SE, e também prepararem-se para outros concursos dos próximos anos, ou concurso de remoção.

VALOR PARA NÃO ASSOCIADOS E PÚBLICO EM GERAL:  1.700,00

Quant.:
  
 
SIMULADOR DE PARCELAS: CLIQUE AQUI E SIMULE ATÉ 24 VEZES

VALORES DO CURSO PARA CONCURSANDOS EM GERAL NÃO ASSOCIADOS A SERJUS-ANOREG/MG:

  • VALOR DO CURSO:  1.700,00 REAIS
  • BOLETO BANCÁRIO COM 10% DE DESCONTOS =  1.530,00 REAIS
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 6X SEM AUMENTO = 6 X  283,33
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 12X COM AUMENTO A PARTIR DA 7ª PARCELA= 12X  160,66 
  • CHEQUE PRÉ-DATADO: 1 + 4 SENDO: 1 ENTRADA E + 4 PARA 30,60,90,120 = 5 CHEQUES DE  340,00 (O PRIMEIRO CHEQUE PODE SER DEPÓSITO NA CONTA DA SERJUS E OS OUTRO ENVIADOS VIA SEDEX. VOCÊ MANDA O RECIBO DO DEPÓSITO E O RECIBO DA POSTAGEM DOS OUTROS CHEQUES NOS CORREIOS E NÓS LIBERAMOS OS DADOS DE ACESSO: E-MAIL suporte@serjus.com.br FRANCISCO).

VALOR PARA ASSOCIADOS DA SERJUS-ANOREG/MG, RECIVIL, ALUNOS E EX-ALUNOS DA ESNOR:  1.600,00

Quant.:
  
 

SIMULADOR DE PARCELAS: CLIQUE AQUI E SIMULE O PARCELAMENTO EM ATÉ 24 VEZES

VALORES DO CURSO PARA  ASSOCIADOS DA SERJUS

  • VALOR DO CURSO:  1.600,00 REAIS
  • BOLETO BANCÁRIO COM 10% DE DESCONTOS =  1.440,00 REAIS
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 6X SEM AUMENTO = 6 X  266,66
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 12X COM AUMENTO A PARTIR DA 7ª PARCELA= 12X  133,00 
  • CHEQUE PRÉ-DATADO: 1 + 4 SENDO: 1 ENTRADA E + 4 PARA 30,60,90,120 = 5 CHEQUES DE  320,00 (O PRIMEIRO CHEQUE PODE SER DEPÓSITO NA CONTA DA SERJUS E OS OUTRO ENVIADOS VIA SEDEX. VOCÊ MANDA O RECIBO DO DEPÓSITO E O RECIBO DA POSTAGEM DOS OUTROS CHEQUES NOS CORREIOS E NÓS LIBERAMOS OS DADOS DE ACESSO: E-MAIL suporte@serjus.com.br). 

GRADE DE AULAS:

APERTE AQUI E BAIXE UMA PLANILHA CONTENDO A GRADE DE AULAS, CORPO DOCENTE, MINUTAGEM.

SÃO 74 AULAS - 151 VÍDEOS EM UM TOTAL DE 6.894 MINUTOS OU 115 HORAS DE AULAS

DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO: 

  • PARTE GERAL DO DIREITO 
  • DIREITO EMPRESARIAL 
  • DIREITO CONSTITUCIONAL 
  • DIREITO ADMINISTRATIVO 
  • DIREITO TRIBUTÁRIO 
  • DIREITO CIVIL 
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
  • DIREITO PENAL 
  • PROCESSO PENAL 
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA IMPRIMIR, DISPONIBILIZADO PELOS PROFESSORES, COMO: SLIDES, PDF'S, APOSTILAS, ETC.
 
Aula demonstrativa:

 

PROFª DRª WÂNIA TRIGINELLI:

  • MESTRE, DOUTORADA em Direito Privado, Notarial e Registral, coordenadora e professora na Esnor - Puc Minas e Faculdade Milton Campos do curso de pós Graduação.

CORPO DOCENTE:

Mestres da PUC Minas das disciplinas gerais do Direito Brasileiro, Titulares das disciplinas do Direito Notarial e Registral do curso de Pós-Graduação da Faculdade Milton Campos, alguns membros do corpo docente são titulares de serventias conseguidas através da aprovação em concursos passados.

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc...

  2. Durante todos os 3 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:

  • TELEFONE

  • E-MAIL

  • SKYPE

  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO

  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico  vai: 

  • Cadastrar-lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,

  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,

  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,

  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.

  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.

  • O Suporte Técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas

                  

 


•  Veja outras notícias